Notícias da Diocese › 14/10/2013

Diocese participa da 35ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1

A Diocese de São José dos Campos estará representada na 35ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 que acontecerá de 18 a 20 de outubro em Indaiatuba, Itaici-SP. Fazem parte da equipe representante os padres Edi Carlos Pereira, pároco da Paróquia São Benedito do Galo Branco e Luiz Fernando Siqueira, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso e as coordenadoras de pastorais e movimentos, Mariângela Consoli – Movimento Sacerdotal Mariano e Vânia – Pastoral da Pessoa Idosa. Estarão presentes também bispos, padres, religiosas e leigos de todo o estado de São Paulo.

Serão discutidos no encontro os Estudos da CNBB 104 “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia” e a mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua vinda ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude.

O secretário geral do regional, dom Tarcísio Scaramussa explica como serão as palestras e as linhas de trabalho. “A reflexão sobre o tema da assembleia terá uma iluminação inicial com uma palestra de Dom Pedro Carlos Cipolini, que é também membro da comissão da CNBB de redação do documento. Em seguida, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues apresentará cinco experiências de novas formas de comunidades evangelizadoras: SINE (Sistema Integral da Nova Evangelização), Missões Redentoristas, Missões Populares, Células Católicas, Alpha. Depois haverá partilha de outras experiências, em grupos e plenário. E, finalmente, indicação de linhas comuns de ação e de sugestões para a próxima Assembleia Nacional da CNBB, com síntese de dom Júlio Endi Akamine. Esta metodologia foi pensada para privilegiar na Assembleia a dinâmica de participação de seus integrantes, bispos, padres e leigos”, explica Dom Tarcísio.

Chama-se Assembleia das Igrejas, porque conta com a participação das Dioceses (Igrejas Particulares) do Estado de São Paulo. A característica dessa assembleia é a principal colaboração de leigos representantes das dioceses.