Notícias da Diocese › 29/10/2014

Diocese participa da 36ª Assembleia das Igrejas

A 36ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, em Itaici (Indaiatuba – SP). Contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre as quais os representantes da Diocese de São José dos Campos: D. Cesar Teixeira (Bispo Diocesano), Pe. Edinei Evaldo Batista (Coordenador Diocesano de Pastoral), Albino Pereira S. Filho (Conselho Diocesano de Leigos), Vanda Vasconcelos Marcondes (Legião de Maria) e José Benedito dos Santos (Pastoral Carcerária).

Teve como tema “Vocação e Missão dos Cristãos Leigos numa Paróquia Missionária” e foi assessorada por D. Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

No primeiro dia da Assembleia, o assessor apresentou uma visão panorâmica do tema a partir dos principais escritos da Igreja que tratam da vocação e missão dos cristãos leigos. No segundo dia houve um momento de trabalhos em grupos para que os seus componentes, à luz dos textos apresentados por D. Júlio, procurassem ver o que já está sendo efetivado e o que ainda falta colocar em prática. Nesse dia, houve também a apresentação de um painel com experiências bem sucedidas em vista da renovação das paróquias e de efetivação da missão evangelizadora em campos específicos. No terceiro e último dia aconteceram novamente reuniões em grupos para o levantamento de propostas de ação para maior comprometimento dos cristãos leigos com sua vocação e missão.

A Assembleia se encerrou com os comentários de Júlio acerca das propostas numa tentativa de síntese que servirá para nortear as dioceses na elaboração de seus planos pastorais para 2015.