Notícias da Diocese › 24/05/2016

Diocese peregrina ao Santuário da Mãe e Rainha

Na festa da Santíssima Trindade, 22 de maio, a Diocese de São José dos Campos/SP realiza sua peregrinação anual ao Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt em Atibaia/SP. Cerca de 5.800 pessoas levam sua gratidão e seus pedidos à Mãe Três Vezes Admirável e celebram a solenidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo no Santuário.

Misericórdia e festa são as palavras que norteiam as atividades do dia. A programação começa com uma romaria desde a entrada do Santuário até a Tenda dos Peregrinos. A caminhada pede uma mudança de vida, deixando de lado as debilidades pessoais e tornando-se um homem novo, tudo isso porque o Pai misericordioso ama profundamente a todos. Na Tenda acontece a catequese sobre a misericórdia, no formato de uma vivência.

Aos poucos os peregrinos recordam sua própria história de vida e a história de amor com Deus. Na Parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32) veem a imensa misericórdia do Pai, que faz festa ao receber o filho de volta em sua casa. Os presentes dessa Parábola – roupa nova, anel e sandália – representam a mudança de vida que cada um quer conquistar.

Num clima de festa e de gratidão pela misericórdia, começa a adoração eucarística presidida pelo Diácono Marcio Rodrigues, da Diocese de São Miguel Paulista. Ele compartilha: “Agradecemos à Mãe por tudo que ela realiza em nossa vida, de modo particular no Ano Santo da Misericórdia. Que o povo que hoje está no Santuário possa se sentir acolhido, renovado e que possam verdadeiramente fazer uma experiência profunda com Deus e sair convertidos; que a indulgência plenária seja um novo passo na vida de todos”.

Comunidade de amor

Durante todo o dia há fila para visitar a Mãe e Rainha. A passagem pela Porta Santa é um convite à conversão e um momento emocionante, que se realiza aos poucos. O Santuário é pequeno, mas de um em um vai acolhendo a todos, abraçando e formando uma família, à imagem da Trindade.

Depois do almoço inicia a oração do Terço. A cada Ave Maria uma pessoa deposita um copo de água num jarro, lembrando que a misericórdia lava a alma e dá um espírito renovado – essa água será abençoada e aspergida em todos no final da Missa. O ponto alto da vivência é a coroação da Mãe de Deus, em sua grande imagem que fica na Tenda, encerrando o terço com a oração “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia…”.

A Santa Missa inicia em seguida, presidida pelo Frei Rinaldo Stecanela, Padre Religioso da Ordem dos Servos de Maria. Toda a celebração pede a cura interior e física dos peregrinos, que são transformados pelo atuar da Santíssima Trindade. Na homilia ele diz que o amor do Pai e do Filho – tão grande e profundo – é o Espírito que chega para inundar e curar os corações.

Enviados para fazer a diferença

No mês de maio todos podem ainda coroar a Mãe de Deus como Rainha de suas famílias e de suas vidas, num pequeno cartão que recebem.  Frei Rinaldo comenta: “A grande alegria e missão de Nossa Senhora é conduzir todos ao seu Filho e Jesus nos leva ao Pai pelo Espírito Santo. Estar no Santuário nesse domingo, celebrar essa grande festa da Trindade e ver todas as caravanas, essa alegria e devoção mariana, as filas e filas para entrar na Porta Santa da Misericórdia nos enche de orgulho”.

Por fim chega a hora da despedida. A chuva, que se segurou o dia todo, enfim cai como que se despedindo dos peregrinos. Maria Emília Sampaio comenta: “Aqui é bom estar, a gente ‘arma as tendas’, fica com Jesus e a Mãe no Tabor, mas depois temos que descer ao vale e levar para à sociedade essa força que conquistamos. Então o que a gente recebe não é para ficar somente ali, é para descermos ao mundo e sermos novas pessoas, tentando fazer um mundo diferente a partir da nossa mudança”.

| Por Karen Bueno, assessoria de imprensa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Atibaia.