Notícias da Diocese › 14/03/2013

Do Vaticano, Padre Ademir conta como foi seu dia!

Padre Ademir Nunes Farias, membro do nosso clero diocesano, está em Roma, em estudos, e mora no Colégio Pio Brasileiro.  Hoje, foi um dia especial para todos os católicos, mais ainda na vida de Padre Ademir. Ele acompanhou de pertinho, ao vivo, o anúncio e o pronunciamento do novo papa. E ele nos contou como foi a emoção deste momento:

[dropcap]H[/dropcap]oje, como não tive aula na universidade, reservei o dia para esperar a eleição do novo papa. Eu tinha uma intuição de que hoje mesmo seria eleito o bispo de Roma e sucessor de São Pedro. Saí daqui do colégio Pio Brasileiro em torno de 11h da manhã em direção à praça São Pedro. A expectativa era a de ver já por volta de meio-dia, quando teria terminado o segundo escrutínio da parte da manhã, a fumaça na chaminé, fosse ela branca ou preta. Mas quando me aproximava da praça a multidão já voltava de lá, pois às 11h40, aproximadamente, saiu a fumacinha.

Saí, então, pra almoçar e às 14h já estava de volta à praça. Eu, particularmente, achava que por volta das 17h, no primeiro escrutínio da tarde, já teríamos o papa, como aconteceu no conclave que elegeu Bento XVI. Mas não foi assim. Embaixo de chuva e frio, entre aquela multidão de gente e de guarda-chuvas, estava com dois amigos sacerdotes esperando o grande momento. Espera que se estendeu até às 19h10 quando começou a fumaçar no alto da Capela Sistina e a dobrar os sinos da basílica. O mais impressionante é que a chuva que era prevista pra cair, torrencialmente, até à 1h da madrugada, cessou pouco antes do surgimento da fumaça branca e não apareceu mais até que a multidão deixou a praça São Pedro depois da bênção do Sumo Pontífice.

O momento foi de uma emoção sem explicação. Desde a saída da fumaça branca, e eu ali bem pertinho, no coração da Igreja, diante do balcão central da basílica de São Pedro, aguardando o aparecimento do papa recém-eleito, que até então não conhecíamos o nome. Quando o cardeal diácono anunciou, imediatamente soube de quem se tratava e precisei explicar pra um monte de italianos que estavam ali perto de mim, que se tratava de um argentino. A explosão de alegria de todo o povo presente foi contagiante: era uma multidão de filhos esperando pra encontrar com o seu pai. E foi um encontro muito agradável, que passou boas impressões. Uma voz que mostrava afeto e um gesto humilde que faz jus ao nome que escolheu para o seu pontificado: Francisco, como aquele de Assis.

Ainda estou anestesiado. É certo que daqui a pouco toda a euforia desta expectativa do conclave, eleição do novo papa, terá passado, mas aquilo que eu vivi e estou vivendo neste momento histórico da vida da igreja ficará marcado para sempre na minha história. E por tudo isso agradeço a Deus e à diocese de São José dos Campos pela oportunidade de morar aqui em Roma e poder participar de momentos como este. Meu agradecimento especial a meu pai e pastor, Dom Moacir, e a todos os irmãos e irmãs que rezam pelo bom êxito de minha estadia e de meus estudos aqui na cidade eterna. E rezemos cada vez com mais intensidade pelo nosso papa Francisco e por sua missão de conduzir a barca de Pedro.

Padre Ademir Nunes Farias