Dom Arnaldo Carvalheiro assume como novo bispo de Itapeva (SP)

CNBB

Renuncia apresentada por dom José Moreira de Melo foi acolhida pelo papa Francisco.

O papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Itapeva (SP), apresentado por dom José Moreira de Melo. Em consequência, assume como bispo diocesano dom Arnaldo Carvalheiro Neto, até então bispo coadjutor.

Paulistano, 49 anos de idade, ordenado padre em 1997, como membro do clero da diocese de Araçatuba (SP), dom Arnaldo foi nomeado bispo em 04 de maio deste ano e ordenado em 17 de julho.

Alguns traços do percurso de formação percorrido por dom Arnaldo, segundo a redação da Rádio Vaticano: “Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras e (UNISAL) em Lorena (1989-1991) e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (1993-1996). Frequentou cursos de Direção Espiritual no “Institute for Spiritual Leadership” em Chicago-EUA (2002-2003) e de Capelania Hospitalar no “Mater Misericordiae Hospital” em Dublin-Irlanda (2006). Além disso, obteve a Licenciatura em “Pastoral Counseling” na “Loyola University of Chicago” (2003-2006)”.

Dom Arnaldo é o sexto bispo da diocese de Itapeva, que foi criada em 2 de março de 1968 pela Bula Pontifícia Quantum Spei do papa Paulo VI. Ao todo, o território da diocese abrange 20 municípios numa área total de 18.615 quilômetros quadrados com uma população de 250 mil habitantes.