Notícias da Diocese › 27/08/2014

Dom Cesar anuncia IV Assembleia de Pastoral

Ana Lúcia Zombardi

“Precisamos alçar vôo com um mapa de navegação, isto é, temos que ter nosso Plano Diocesano de Pastoral. Com este objetivo vamos utilizar nosso Documento do Sínodo,” disse dom Cesar Teixeira às lideranças da diocese na primeira reunião com o Conselho Diocesano de Pastoral.

Assessores e Coordenadores diocesanos e vices de 55 pastorais, movimentos, associações e novas comunidades estavam presentes na reunião realizada no salão paroquial da Catedral de São Dimas no dia 23 de agosto. Após a oração inicial e acolhida por parte de Dom Cesar, Padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de Pastoral, convidou a cada um dos presentes para se apresentar ao bispo.

O bispo diocesano pediu a todos que estudem o Documento número 100 da CNBB – “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” para enriquecer e direcionar o trabalho pastoral. “Precisamos ter um ‘GPS’ pastoral que nos guie, um mapa de navegação da ação pastoral diocesana e os documentos nos orientam no sentido certo,” afirmou Dom Cesar. Também recordou a importância da contribuição de nossa diocese à Igreja do Brasil para o estudo sobre a Ação do Laicato. “Somos uma força laical imensa, maravilhosa e devemos dar nossa contribuição à Igreja do Brasil.” O estudo sobre o papel do leigo na Igreja está em fase de formulação por meio de um questionário que foi enviado a todas as dioceses e deve ser entregue até outubro à CNBB.

Dom Cesar falou ainda sobre o que é ser Igreja Particular e citando a Lumen Gentium esclareceu: “Na Igreja Particular está toda a Igreja, mas ela não é a Igreja inteira.” E explicou que a diocese possui sua realidade e tem sua ação pastoral num território específico e em determinadas circunstâncias. “A unidade só é possível quando existe a consciência de que somos Igreja Particular que busca a comunhão e cujo centro dessa unidade é o bispo diocesano, que representa o Cristo Vivo entre nós!”, disse ele.

Padre Edinei recordou que o Conselho Diocesano de Pastoral é composto somente pelos coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e organismos e continuará se reunindo 2 vezes ao ano. Haverá outras reuniões com um grupo menor, chamado GT (grupo de Trabalho), formado pelos coordenadores das Comissões Diocesanas.

Fechando a reunião, Dom Cesar e Padre Edinei anunciaram a realização da IV Assembleia de Pastoral Diocesana, a ser realizada em 2015 para traçar o Plano Diocesano de Pastoral.

Confira fotos da reunião.