Notícias da Diocese › 21/05/2015

Dom Cesar participa de encontro dos bispos salesianos, em Turim

com informações de InfoANS

Tem início nesta quinta-feira, 21 de maio, o Encontro dos Bispos Salesianos, nos Lugares de Dom Bosco (Turim), em comemoração ao bicentenário de seu nascimento. Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, participa do evento que reúne cerca de 90 religiosos, entre cardeais, arcebispos e bispos ativos, das variadas dioceses do mundo. Participa também o reitor-mor da congregação, padre Ángel Fernández Artime.

O evento, que se realiza perto da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, será ocasião para troca de experiências, partilha e enriquecimento mútuo, mas também de experiência espiritual e vivência do carisma do fundador.

A última vez que os Bispos salesianos se encontraram em Turim foi em 2010 por ocasião do 150º aniversário de fundação da Congregação. Agora, nos 200 anos do nascimento de seu fundador os bispos voltam a se reunir.

Bispos salesianos no encontro de 2010. Dom Cesar é o segundo bispo, a direita.

Programação. As atividades começam na tarde de 21 de maio com a oração das Vésperas, a oração mariana e a saudação do reitor mor. Na manhã da sexta-feira, 22, concelebrarão uma solene Eucaristia na Catedral de Turim diante do Santo Sudário, acompanhando aos Bispos o Arcebispo de Turim e Custódio da Síndone (responsável pela guarda do Sudário), Dom Cesare Nosiglia. A jornada seguirá com a reflexão sobre a “Santidade do Bispo Salesiano”, com o sacerdote Pierluigi Cameroni, Postulador das Causas dos Santos da Família Salesiana. Além disso, o Reitor Maior refletirá sobre o XXVII Capítulo Geral da Congregação com o tema “Testemunhas da radicalidade evangélica”, e terão uma reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada. A jornada culminará com um concerto a cargo do Coro da Capela Sistina.

No sábado, 23 de maio, os Bispos se encontrarão na Colina Dom Bosco. Ali meditarão sobre a formação sacerdotal à luz da educação de São João Bosco no seminário. Neste dia concelebrarão uma Missa na Basílica de Dom Bosco.

Já na parte da noite do sábado, os Bispos estarão presentes na Vigília da Basílica salesiana de Turim para participar da véspera da celebração à Maria Auxiliadora, que este ano se celebrará no dia 25 de maio, já que o domingo, 24, coincide com a solenidade de Pentecostes. Precisamente esse domingo os Bispos participarão na Lectio Divina sobre “O Espírito Santo e Maria na Igreja”, e da celebração Eucarística, que concelebrarão novamente junto ao Arcebispo de Turim.

O encontro encerra-se na segunda-feira, 25, com a celebração da Solenidade de Maria Auxiliadora.

Bispos salesianos. Os salesianos ordenados bispos são, hoje, 256. Dom Bosco pôde ver a ordenação episcopal do primeiro salesiano, padre João Cagliero. Os seus sucessores viram muitos outros.

Tendo como ponto de referência a sequência dos papas, os bispos salesianos nomeados e ordenados foram: 3 com Leão XIII: 3 com Pio X; 6 com Bento XV; 24 com Pio XI; 35 com Pio XII; 14 com João XXIII; 30 com Paulo VI; nenhum com João Paulo I; 102 com João Paulo II; 34 com Bento XVI; e 5 com o Papa Francisco.