Notícias da Diocese › 18/08/2015

Dom João Braz de Aviz visita Pequenas Missionárias de Maria Imaculada

Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica esteve em São José dos Campos visitando a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, fundada por Madre Teresa de Jesus Eucarístico. O cardeal brasileiro, que ocupa um dos mais importantes cargos do Vaticano e é muito próximo do Papa Francisco, veio a São José dos Campos a convite da Irmã Sandra Maciel Notolini, superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias. “Vim aqui agradecer a Deus por esta Congregação e meditar com as irmãs sobre a vida consagrada,” afirmou ele.

O cardeal chegou ao Brasil em julho para visitar familiares. Vindo de Curitiba, chegou em São José dos Campos no dia 16 de agosto. No domingo, visitou 40 irmãs idosas no Lar Dom Epaminondas. Na segunda-feira, encontrou-se com o bispo diocesano de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira, e com padre Zezinho no Sanatório Maria Imaculada. Na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, Dom João Braz de Aviz passou a manhã na Casa de Oração Cura D’Ars, onde celebrou a Santa Missa e fez uma reflexão sobre a vida religiosa junto com as irmãs. O cardeal falou para cerca de 60 religiosas.
Segundo a Irmã Sandra Maciel Notolini, a visita de Dom João não teve um caráter oficial. “Foi uma visita cordial, foi um bênção de Deus. Também foi um sinal de amizade e uma confirmação muito significativa para o novo governo da Congregação, eleito em novembro de 2014. A visita de Dom João foi uma manifestação de apoio, de uma Igreja muito próxima, muito mãe”, disse emocionada.

A respeito da realidade atual dos religiosos, Dom João explicou: “A vida consagrada hoje pelo mundo tem 3 mil ordens e cerca de 1 milhão de pessoas consagradas. Existem mosteiros que fecham, mas o mesmo número de mosteiros são abertos. Existe um equilíbrio. Na história da Igreja houve altos e baixos. E estamos vivendo um momento de pouca vocação e pessoas muito idosas na vida religiosa. Mas a crise de hoje indica que nosso jeito de viver a vida consagrada, de viver o seguimento de Jesus, tem que se adaptar mais à cultura atual, o que não quer dizer dar menos testemunho dos valores do Evangelho. Quer dizer que temos fazer com uma linguagem que se possa entender, como o Papa Francisco está fazendo.”

E sobre o caminho a ser seguido completou: “Tudo o que você faz é para ser mais irmão. Temos que realmente repartir e de voltar a confiar. Esse é o caminho do Evangelho. E isso, no Ano da Vida Consagrada, está sendo retomado. Queremos olhar para o passado com uma memória grata, para o presente com paixão e para o futuro com esperança, porque Deus é fiel.”

“Para, nós, Pequenas Missionárias, Dom João Braz é um grande amigo. E sua visita foi um presente. Uma graça que recebemos no Ano da Vida Consagrada.”, afirmou Irmã Sandra Notolini, que fez o convite para que viesse passar um dia na casa quando estivesse no Brasil. Para a alegria das irmãs, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica ficou três dias na cidade.

Ana Lúcia Zombardi
Diocese de São José dos Campos