Dom Nelson é nomeado administrador apostólico da Diocese de Lages

CNBB Sul 1

Conforme comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, o Santo Padre Francisco, nomeou, a partir de 4 de fevereiro de 2017, Dom Nelson Westrupp, SCJ, Bispo Emérito de Santo André (foto), Administrador Apostólico – “Sede Vacante” da Diocese de Lages, no Estado de Santa Catarina.

O atual Administrador Apostólico assume o posto de Dom Irineu Andreassa, que esteve à frente da Diocese de Lages por seis anos (2010 – 2016). Ele tomou posse hoje, dia 04, na Diocese de Ituiutaba, no Estado de Minas Gerais.

Dom Nelson residirá temporariamente em Lages, onde exercerá seu pastoreio, até que o Santo Padre nomeie novo bispo para a Diocese de Lages.

A Diocese de Santo André e Dom Pedro Carlos Cipollini desejam a Dom Nelson um Ministério Apostólico profícuo em sua nova missão.

O administrador da sede vacante – Em uma diocese vacante, que não conta com um bispo, há a figura do administrador diocesano, que é eleito pelo Colégio dos Consultores, nomeado pelo Metropolita, nos casos prescritos, ou o administrador apostólico da Sé vacante, que é sempre nomeado pela Santa Sé. O escolhido possui o poder e as obrigações do bispo diocesano, com exceções, de acordo com o Direito Canônico.

O administrador diocesano ou apostólico poderá, entre outras faculdades, nomear párocos após um ano de Sé vacante ou impedida e administrar o sacramento da Crisma. Entretanto, é limitado em algumas questões, não podendo confiar paróquias a um Instituto religioso ou a uma Sociedade de vida apostólica; conceder a excardinação e a incardinação, nem mesmo conceder a licença a um clérigo para se transferir a outra Igreja particular, a não ser depois de um ano de vacância da Sé Episcopal e com o consentimento do Colégio dos Consultores; e também não pode convocar o Sínodo diocesano. São previstas outras limitações além dessas, de acordo com o Direito Canônico.

Com informações CNBB e diocese de Santo André. Foto: Divulgação

1 Comentário para “Dom Nelson é nomeado administrador apostólico da Diocese de Lages”

1. Mário Lúcio Adrião disse:

Bom ver Dom Nelson Westrupp, SCJ na missão, aliás, como sempre teve. Seu espírito missionário nos inspira, para sairmos do nosso mundinho e ir além, cumprindo assim o que Jesus nos pede: “Ide por todo o mundo e anunciar o Evangelho”.
    Sem dúvida que seu pastoreio será profícuo, como foi profícuo por onde passou, sempre fazendo o bem.
    Desejo que o Manto Sagrado de Nossa Senhora, o mesmo que cobriu Jesus, o cubra, para que no silêncio, possa exalar o que sempre exalou, bondade e solidariedade.