Em Aparecida, Dom Orlando Brandes recebe imposição do pálio

CN Notícias

Aconteceu na manhã deste domingo, 1º de outubro, a missa de imposição do pálio ao arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, no Santuário Nacional. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, realizou a imposição.

A cerimônia de entrega, porém, aconteceu em junho passado, durante Missa na Basílica Vaticana, ocasião em que Dom Orlando recebeu o Pálio das mãos do Papa Francisco.

“Sinto-me honrado por ter sido incumbido pelo Papa Francisco para impor o pálio a Dom Orlando Brandes”, disse Dom Giovanni D’Aniello, durante o rito de imposição. “A igreja em Aparecida espera do senhor este acompanhamento, aprender a arte da humildade para experimentar que este amor não pode ser egoísta, mas compartilhado, inspirado sempre em Maria, Ela, que desde o começo acompanha seu filho e que acompanhará o senhor. Que possa ser esta igreja o símbolo do Cristo que continuamente está a nosso dispor, a nos ajudar na vinha em que cada um de nós se encontra”, reiterou Dom Giovanni.

Na homilia da santa missa deste domingo, durante a cerimônia de entrega do pálio, Dom Giovanni D’Aniello se referindo à parábola dos dois irmãos (Mt 21, 28-32), destacou a importância do processo de conversão. Ao citar os dois filhos, o Núncio observou que ambos são motivados pelo caráter humano ao responder ao apelo do pai. O primeiro nega o pedido por sua impulsividade, enquanto o segundo o aceita por conta da imaturidade.

“’Um homem tinha dois filhos’ indica o próprio homem, que tem em si dois corações, um que diz não, e um que diz sim. Há sempre essa divisão. Jesus não se ilude, conhece bem como somos feitos”, explicou o Núncio.

O que é o Pálio?

O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices — um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta. Os pálios são usados pelos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica.

Mudanças no rito

O rito de entrega do Pálio passou por algumas alterações promovidas pelo Papa Francisco: desde 2015, a faixa de lã branca é entregue e não colocada pelo Santo Padre. A imposição do pálio passou a ser realizada nas respectivas dioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais.

Festa da Padroeira

Tem início hoje a Novena em preparação à Festa da Padroeira, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 próximos. A novena será sempre em dois horários: às 15h e às 19h. Para cada dia, haverá um tema específico, que reflete os milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.