Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 21/03/2014

Entrevista exclusiva de Dom Cesar, novo bispo da Diocese de SJC

O novo bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom José Valmor Cesar Teixeira falou com exclusividade para o Jornal da Rádio Mensagem na manhã de quinta-feira (20), diretamente de Bom Jesus da Lapa (BA), sobre a sua nomeação feita pelo Papa Francisco.

Apresentador Donizete Eugênio: Seja bem-vindo à Rádio Mensagem, à Diocese São José dos Campos!

Dom Cesar: Bom dia sr. Donizete; bom dia aos ouvintes da Rádio Mensagem de São José dos Campos, bom dia diocesanos…

Hoje pela manhã recebi a comunicação do Santo Padre Papa Francisco para ser pastor a serviço diocesano dessa grande diocese de São José dos Campos. A gente sempre é tomado de surpresa com essas nomeações, mas eu desde os inícios de minha vida, especialmente da minha vida de seminarista, da minha vida de salesiano, eu me coloquei nas mãos de Deus para fazer a vontade de Deus. E, como salesiano de Dom Bosco, nós aprendemos, já desde o aspirantado, que uma vontade do Papa para nós é uma ordem, nós não discutimos aquilo que o Santo Padre nos pede. Por isso me coloquei a serviço. Estou deixando esta Diocese querida de Bom Jesus da Lapa, no sertão baiano. Uma imensa diocese, com quase 60 mil quilômetros quadrados, na fronteira de Minas Gerais e de Goiás, e indo servir como apóstolo de Jesus Cristo a igreja particular que está em São José dos Campos. Que Deus me ajude, que Deus me abençoe, que Nossa Senhora esteja sempre me acompanhando como foi até o dia de hoje e que São José seja o meu grande protetor, o meu grande modelo, o meu grande exemplo de pastor e de educador nesta querida diocese de São José dos Campos, que eu já começo a amar desde agora, neste primeiro dia de nomeação.

Donizete: Dom Cesar, o senhor assume definitivamente quando a nossa Diocese?

Dom Cesar: Ainda não saberia dizer porque eu tenho de conversar com o padre administrador diocesano atual, e aí vamos fazer os contatos necessários… então vamos demorar uns dias ainda. Eu não tive tempo ainda de fazer a programação. De qualquer forma o direito canônico manda que tome posse em 60 dias. Portanto, hoje 20 de março, a minha posse tem que acontecer até o dia 20 de maio. Temos esse prazo de 60 dias, então vamos conversar com as pessoas que são responsáveis pela Diocese para encaminharmos todo este mundo necessário de convites, de celebrações, de encontros, de conversações, começando com o senhor Padre, que é o administrador diocesano.

Donizete Eugênio: A região do Vale do Paraíba não é desconhecida pelo senhor, porque o senhor estudou filosofia em Lorena?

Dom Cesar: Estudei filosofia em Lorena sim. Estive nos meus tempos de universitário em Lorena. Muitas vezes em São José dos Campos. Aí existe uma Comunidade de Dom Bosco que trabalhava nas periferias, ainda creio que hoje se encontra esta comunidade aí. E nós vinhamos de Lorena para visitar, passear em São José dos Campos. Isso já faz muitos anos, é claro, foram nos idos 1971, 72 73, mas daquela época então tenho algum conhecimento sobre a cidade. Não muito a região, mas a cidade de São José dos Campos.

Donizete Eugênio: Dom Cesar, até com curiosidade, o Senhor teve a primeira informação de que seria nomeado bispo de São José quando?

Dom CesarÉ… faz um pouco de tempo isso. O núncio apostólico me telefonou dizendo que iria… organizar a minha nomeação. São coisas assim que a gente trata com a nunciatura e depois espera a data da posse.

Donizete: Seja bem-vindo, Os diocesanos já estão com os braços abertos. Muito obrigado pelo carinho com a Rádio Mensagem…

Dom Cesar: Muito obrigado, Donizete, e um abraço aos funcionários, diretores da Rádio Mensagem, e a todo o clero, aos religiosos, religiosas, seminaristas, aos leigos e leigas a todos nós que constituímos o povo de Deus, um grande abraço.

Donizete: Aproveitando já a audiência rotativa do rádio, o rádio que penetra nos corações de todas as pessoas, este momento, o senhor já poderia deixar a primeira bênção para a nossa Diocese de São José dos Campos.

Dom Cesar: Pela intercessão de São José, pela intercessão de Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, desça sobre toda a diocese de São José dos Campos, a bênção de Deus todo poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

Entrevista transcrita pela Pastoral da Comunicação da Paróquia São Silvestre

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.