Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 10/04/2017

Entrevista – Faculdade Católica-SJC recebe nota 4 do MEC

[box_light]O curso de Teologia da Faculdade Católica de São José dos Campos obteve nota 4 na avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) no mês de março. O diretor geral da Católica-SJC, Pe. Rogerio Felix Machado, conversou com a redação do Jornal Expressão e explicou o resultado da avaliação para o reconhecimento do curso de Teologia-bacharelado.[/box_light]

Jornal Expressão: Desde o credenciamento da Facultado Católica e do curso de Teologia, em 2013, no Ministério de Educação e Cultura (MEC), quais as principais mudanças em termos de estrutura física que foram realizadas para a melhoria do curso de Teologia?

Pe. Rogerio Felix: Para o Credenciamento da Faculdade Católica-SJC junto ao MEC, a Associação Cultural e Educacional da Diocese de São José dos Campos (ACEDI), nossa mantenedora, muito investiu nas instalações do prédio com o objetivo de buscar a excelência da instituição. Reformamos a área onde hoje está implantada e consolidada nossa Biblioteca, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Hoje contamos com salas para leitura individual, reunião em grupo, informática, multimídia, processamento técnico, atendimento e cinco ambientes para abrigar o acervo (livros, periódicos, mídias eletrônicas).

Pe. Rogerio Felix, diretor geral da Católica-SJC.

A Biblioteca está aberta ao público para pesquisa in loco de segunda a sexta-feira das 16h às 22h. Foi feita também adaptações do prédio garantindo a acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais como rampas, plataformas elevatórias, sanitários. Reforma das salas de aula e implantação de sistema multimídia, som, iluminação e aquisição de carteiras universitárias modernas. Contamos hoje com cinco salas de aulas bem equipadas com sistema multimídia, iluminação nova e aquisição de cadeiras universitárias modernas para atender aos estudantes da graduação, extensão, Escola Catequética, Escola de Política e Cidadania. A implantação do laboratório de informática e reforma do auditório, que oferece capacidade para 300 pessoas, também foi outro grande passo.

O piso térreo do prédio também foi reformado. Toda a área foi revitalizada e adaptada para o funcionamento da parte administrativo-acadêmicas como: Recepção, Secretaria Acadêmica, Direção Administrativa, Secretaria Geral e Arquivo; Sala dos professores, da Direção Geral, da Direção Acadêmica, da Coordenação de Curso, da Coordenador de Extensão, Copa, Sala Multifuncional para a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Gabinete de Docente. No piso superior, a Capela de Santa Terezinha foi mantida, e um espaço de oração individual e comunitário fica à disposição de todos. Onde era a sacristia foi instalada a sala de atendimento do Núcleo de Apoio Psicopedagógico. O espaço da faculdade também conta com ampla área externa de convivência, cantina, sanitário masculino e feminino e, adaptado para deficientes. O espaço do estacionamento já está na fase final de pavimentação. E claro, em todo o prédio temos wi-fi liberado para a comunidade acadêmica.

Jornal Expressão: E as mudanças no Projeto Pedagógico?

Pe. Rogerio Felix: O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Teologia foi elaborado a partir das orientações da Igreja sobre a Educação Católica e a Formação Presbiteral e também com as determinações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Tudo adequado às exigências do Estado Brasileiro para a Educação Superior, ou seja, a Constituição Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Superior e as orientações curriculares para os cursos de Teologia vigentes até hoje. Não substituímos, na sua essência, o currículo do curso livre de Teologia,  praticado pelo Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha (ITEFIST).

Acrescentamos ao currículo disciplinas das áreas de Filosofia, Sociologia, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e componentes curriculares integradores como as Atividades Complementares (abrangendo temas pastorais) e o Estágio Supervisionado Obrigatório (desenvolvido em quatro períodos do curso conforme as quatro exigências da evangelização propostas pela CNBB. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) já era previsto pelo curso livre e foi mantido e regulamentado.

A experiência e as reflexões do ITEFIST, que antecederam a criação da Faculdade Católica-SJC são o fundamento do curso de Teologia-Bacharelado que visa formar teólogos-padres, teólogos-religiosos, teólogos-diáconos e teólogos-leigos para a missão da Igreja e a para a atuação na sociedade.

Jornal Expressão: Com relação ao processo de avaliação do MEC, como é desenvolvido?

Pe. Rogerio Felix: As Instituições de Educação Superior (IES), e nossa Faculdade é uma delas, estão ligadas diretamente ao MEC e, por isso, são submetidas a avaliações periódicas. O objetivo disso é acompanhar e garantir que todas as exigências do Ensino Superior no Brasil sejam respeitadas e, consequentemente, a qualidade seja cada vez melhor.

Para o Credenciamento da Faculdade foi solicitado, ao mesmo tempo, por necessidade e força legal, a Autorização do Curso de Teologia em 2011. Após aprovação da fase documental foi designada uma comissão de avaliadores formada por três doutores oriundos de universidades federais dos Estados Minas Gerais e Rio de Janeiro para avaliar in loco a instituição como um todo em sua organização didático-pedagógica, social e infraestrutura. Nessa avaliação a Faculdade Católica-SJC obteve Conceito 4, ou seja, MUITO BOAS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Em seguida, após aprovação na fase documental, a Secretaria de Regulação da Educação Superior (SERES) nomeou dois avaliadores, doutores na área de Filosofia e Teologia, para avaliar as condições de oferta do curso de Teologia-Bacharelado. Esses avaliadores atribuíram Conceito 3, ou seja, condições satisfatórias de oferta de curso. Em seguida os dois processos, Credenciamento e Autorização de Curso, seguiram para o Conselho Nacional de Educação que após parecer favorável do relator e da Câmara de Educação Superior, retornou para o MEC. Em 1º de novembro de 2013 o MEC, com base na legislação vigente e no Parecer CNE/CES 155/2013, Credencia a Faculdade Católica de São José dos Campos para o período de 4 anos através da Portaria MEC nº 1.069 publicada no diário Oficial da União em 04/11/2013. Alguns dias depois, o Secretário de Regulação da Educação Superior, com base nos mesmos documentos, assina a Portaria nº 567 de 07/11/2013 que Autoriza o funcionamento do Curso de Teologia da CATÓLICA-SJC.

Desde os anos 2000, o MEC vem desenvolvendo uma “cultura de avaliação” em vista da melhoria da qualidade da educação em nosso país. Atualmente, as IES passam por avaliações sistemáticas para credenciamento, recredenciamento e renovação de recredenciamento e os cursos de graduação passam por processos avaliativos de autorização de curso, reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso. Os conceitos dos cursos de graduação são fruto de um amplo processo avaliativo que engloba avaliação externa feita pelo MEC em dois momentos autorização e reconhecimento e avaliação dos estudantes através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Internamente, a IES desenvolve de modo sistematizado a autoavaliação institucional coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) que conta com representantes dos docentes, discentes, corpo técnico-administrativo e sociedade civil organizada. Anualmente a CPA envia ao MEC relatório com os resultados das avaliações e o plano de ação decorrente das mesmas.

Jornal Expressão: O que é avaliado pelos representantes do Governo?

Pe. Rogerio Felix: No caso de avaliação de cursos, os verificadores observam in loco 3 grandes dimensões, ou seja, a Organização Didático-Pedagógica do curso, o Corpo Docente e a Infraestrutura.

Nossa Faculdade foi reconhecida como uma Instituição que possui um excelente Corpo Docente, formado por oito doutores e onze mestres, o que garante a qualidade e a sustentabilidade acadêmico-pedagógica do curso.

Jornal Expressão: Qual foi o feedback do MEC para com a Faculdade Católica?

Pe. Rogerio Felix: Na avaliação para Reconhecimento do Curso de Teologia, acorrida nos dias 20 e 21 de março deste ano, a Comissão Avaliadora nos atribuiu Conceito 4.

Jornal Expressão: O que significa para a Faculdade Católica-SJC esta importante nota?

Pe. Rogerio Felix: De fato é uma nota que prova que nossa Faculdade é ótima. Conceito 4 significa condições muito boas de oferta do curso. Poucas instituições possuem hoje as condições que a Católica-SJC oferece. Destacamos aqui, mais uma vez, a qualidade do corpo docente pela sua titulação e experiência no magistério, o Projeto Pedagógico do Curso bem fundamentado e organizado e a Biblioteca, uma riqueza a ser mais explorada.

Jornal Expressão: Quais são as expectativas e perspectivas para os novos caminhos da nossa Faculdade Católica de São José dos Campos?

Pe. Rogerio Felix: É preciso espalhar a notícia de que São José dos Campos tem uma Faculdade Católica-SJC muito bem avaliada pelo MEC. É um grande projeto que abraçamos com a convicção de que podemos proporcionar uma formação teológico-pastoral que prepara melhor a pessoa para o seu testemunho na Igreja e na sociedade. Nossa Faculdade se consolida, cada vez mais, como o centro de irradiação do conhecimento de nossa Diocese e mostra pra todos que razão é fé são as ‘duas asas do avião’. Estude Teologia! É uma aventura fascinante! Esperamos você!  Fé e razão de mãos dadas por um mundo melhor!

1 Comentário para “Entrevista – Faculdade Católica-SJC recebe nota 4 do MEC”

  1. José Aparecido de Oliveira, Diácono disse:

    Parabéns a todos, principalmente à Direção! É motivo muito forte para a Diocese inteira abraçar a Faculdade como se abraça um(a) filho(a), “arregaçar as mangas” e trabalhar mais e mais para que ela esteja sempre funcionando com qualidade e sempre com muitos alunos! Deus seja louvado pelo sucesso da Faculdade! Obrigado por tudo o que tem sido feito por ela! Vamos em frente, com fé, coragem, com a graça de Deus!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.