Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Falece artista sacro Cláudio Pastro

Cláudio Pastro deixou sua assinatura no trabalho de evangelização através da arte. Seu legado, no entanto, ficará para sempre nas obras que idealizou e executou.

Com informações de Redentoristas e
Santuário Nacional de Aparecida

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 19 de outubro, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), o artista sacro CLÁUDIO PASTRO. O corpo será velado no Mosteiro Nossa Sra. da Paz, em Itapecerica da Serra, e o sepultamento acontecerá às 16h., no cemitério do Mosteiro, precedido da Eucaristia em ação de graças por sua vida.

Pastro deixou sua marca em nossa diocese. É autor dos desenhos dos vitrais da nossa Catedral de São Dimas e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Pq. Interlagos, e das pinturas no presbitério do Santuário São Judas Tadeu, no Jd. Paulista.

“Rezemos ao bom Deus que acolha em sua casa este servo bom e fiel!”, declarou o arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, ao divulgar a notícia nas redes sociais. “Este irmão, com quem pude ter boa amizade, e que serviu a Igreja no Brasil e em outras partes do mundo, com seu dom extraordinário na área litúrgica. Na ressurreição, vai cantar as maravilhas de Deus eternamente”, declarou dom Gil Antonio Moreira, responsável pelos bens culturais no Regional Leste 2 da CNBB.

Cláudio Pastro nasceu em São Paulo, em 1948. Era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebendo inclusive o título de oblato.

Desde 1975, Pastro se dedicava à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Reconhecido por sua dedicação à arte sacra, principalmente pelo projeto artístico-teológico da Basílica Nacional de Aparecida, que assumiu em 2000, suas obras são reconhecidas internacionalmente, sendo considerado um dos mais importantes artistas sacros em atividade do mundo. Foi dele também a criação da imagem do Cristo Pantokrator (Cristo Evangelizador do Terceiro Milênio) utilizada nas comemorações do Jubileu do Ano 2000, encomendada pelo Vaticano. Seus trabalhos estão espalhados por centenas de igrejas e capelas em diversos países.

Sua obra artística mais recentemente inaugurada no Santuário Nacional foi um monumento em homenagem aos 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em 8 de outubro. Um monumento igual havia sido inaugurado no início de setembro nos Jardins do Vaticano.

2 Comentários para “Falece artista sacro Cláudio Pastro”

  1. Edna Santos Fujarra disse:

    Que o bom Deus o receba em sua glória, pessoa do bem merece toda nossa oração e reconhecimento paz e bem a toda família amém.

  2. Tânia Cintra disse:

    Cada vez mais acredito q Deus quer perto de Si os melhores e em recompensa nos dá graças pra enfrentar este momento de separação! À família meus sinceros sentimentos de pesar! Ele esta no céu ao lado de Jesus e Maria intercedendo por seus entes queridos! Força,fé e esperança Deus esta convosco!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.