Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 29/09/2014

Família Diaconal tem novo coordenador

Diácono José Silva é o novo coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos, eleito na assembleia realizada no dia 9 de agosto. Ele substituirá o diácono Caio Nelson Santana Ribeiro tomando posse no dia 29 de novembro em missa celebrada por Dom Cesar durante a reunião dos diáconos e esposas. Seu mandato será para o quadriênio 2015, 2016, 2017 e 2018, neste período terá a missão de coordenar a Comissão, que reúne 113 diáconos permanentes em toda a diocese.

Diácono José Silva tem 57 anos. É viúvo e tem 5 filhos: João Paulo, Rodrigo, Daniane, Mariane e Marcio e uma neta Amanda, filha da Daniane casada com Roger. Foi ordenado diácono em 13 de agosto de 2011 pelo seu irmão Dom Moacir Silva. Atualmente é cooperador na paróquia Nossa Senhora da Soledade, no Vista Verde, em São José dos Campos e coordenador da comissão dos diáconos da RP 4.

Jornal Expressão – Como foi seu chamado para o ministério diaconal?

Diácono José Silva – A minha família sempre esteve presente na vida pastoral da comunidade paroquial. Minha esposa e eu estávamos engajados na pastoral familiar, meus filhos no grupo de jovens e coroinhas e minha esposa também era Ministra Extraordinária da Comunhão. Tínhamos uma vida bem ativa na comunidade. Um dia, acredito ter sido no primeiro domingo de março de 2003, quando saía de um encontro de Pais e Padrinhos no salão paroquial, encontrei o Padre Rodolfo com o então seminarista Celsinho, que fazia pastoral em nossa paróquia. Paramos para conversar e foi quando o padre Rodolfo disse que a diocese estava para criar a terceira escola diaconal, e que ele iria até a minha casa para falar com a minha família. A conversa parou por aí. Fui embora com a sensação de que estava sendo convidado para participar desse processo, mas a minha resposta com certeza seria não! Tinha alguns bons motivos para que a resposta fosse negativa. Primeiro porque minha mulher não iria aceitar nunca, visto que já tínhamos compromisso demais, o que acabava ocupando quase todo o nosso tempo. Segundo porque essa escola seria (com certeza, pensava eu) no período da noite o que faria minha participação inviável, pois trabalhava numa empresa por quase 30 anos e nos últimos 10 era no período noturno, sobretudo gostava de trabalhar nesse período. Diante disso, a minha resposta seria com certeza “não”, mas Deus quando chama Ele cuida dos meios. Quando falei para minha esposa, para minha surpresa, ela disse: “que maravilha, que bênção meu marido vai ser diácono”. E a partir desse dia ela foi a maior incentivadora de minha vocação. Entretanto, o horário das aulas ainda era um motivo muito forte para impedir-me de ingressar na escola. Em todo caso, começamos o processo. Tivemos o primeiro encontro com todos os candidatos  à escola diaconal, mas nesse primeiro encontro não foi falado quando seria instalada a Escola e tão pouco o horário, mas foi marcado um segundo encontro para o dia 18 de maio, e como Deus faz tudo pra dar certo, no dia 16 de maio fui despedido do emprego. Agora estava tudo certo, a Escola poderia ser no período noturno que não haveria problema. Deus chama, basta aceitar os meios, pois Ele cuida. Quando menciono o incentivo de minha esposa posso dar um testemunho. Durante o processo de formação ela ficou gravemente doente por um período de quatro anos e meio, e durante todo esse tempo ela não permitia que eu faltasse as aulas alegando estar cuidando dela. Por isso digo que ela foi uma grande incentivadora.

Jornal Expressão – Nossa diocese tem um grande número de diáconos que servem em todas as paróquias. Como o senhor vê esta presença dos diáconos na vida paroquial?

Diácono José Silva – Vou usar das palavras ditas pelo nosso Bispo anterior: “nossa diocese é impensada sem a presença dos diáconos”. Imagine uma paróquia com trinta, quarenta mil habitantes –  o que é comum em nossa diocese – com um ou dois padres  para atender pastoralmente? Com certeza, seria muito difícil suprir a necessidade do povo. Então, vejo que o trabalho diaconal, no exercício pleno, tem sido de grande valia pra nossa diocese. Por exemplo: o diácono além de estar a serviço do altar e da Palavra nas Celebrações Eucarística,  administra o sacramento do Batismo, assiste e abençoa o sacramento do Matrimônio, e na maioria das paróquias acompanha os casos especiais (as pessoas que vêm pedir o Batismo para os filhos e não estão com a vida sacramental regularizada, as que trazem padrinhos que não possuem os sacramentos que o consolidam como cristão, os que vêm em busca do próprio sacramento do Matrimônio, mas trazem um vínculo anterior e precisam de esclarecimentos). Em muitas paróquias o diácono atende as capelas levando a Celebração da Palavra com distribuição da Sagrada Comunhão, e em outras o diácono está à frente das obras sociais. Um exemplo é a Cáritas diocesana, cuja diretoria é formada por diáconos, havendo apenas dois leigos. Não podemos esquecer que o diácono traz sua dupla sacramentalidade, antes do sacramento da Ordem ele possui o sacramento do Matrimônio, portanto, antes de ser diácono ele é marido, pai, e alguns já são avôs.

Jornal Expressão – Qual a função da direção Diocesana dos Diáconos?

Diácono José Silva – Primeiro acompanhar os diáconos e ajudá-los no exercício de seu ministério, preparar os encontros de formações, preparar os retiros espirituais, representar a diocese nos eventos Estadual e Nacional. Tudo isso em comunhão com nosso Bispo diocesano.

Jornal Expressão – Como o senhor acolheu essa missão? (Foi com surpresa, tranquilidade?)

Diácono José Silva – Acolhi como mais um chamado na minha vida, e como no primeiro esse não foi diferente, mas acredito que quando Deus chama, Ele não desampara.  Sei que a tarefa vai ser árdua, mas acredito nas palavras do Apóstolo Paulo: “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. Se foi surpresa? Foi! Tínhamos pessoas muito mais qualificadas para o cargo. Quanto à tranquilidade acredito que a missão não é de honraria e sim de servir, olhando sempre o grande diácono do Pai (Jesus Cristo): “NÃO VIM PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR”.

Jornal Expressão – Já tem algum plano ou projeto para seu mandato? O que o senhor espera realizar a frente da Comissão?

Diácono José Silva – Dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo realizados pela atual direção. Espero poder ajudar a todos na resposta aos novos desafios de nossa diocese e, sobretudo, buscar sempre a unidade entre a família diaconal. Como disse após ser escolhido: estou ainda aprendendo a ser diácono, vou contar muito com a ajuda e as orações de todos.

2 Comentários para “Família Diaconal tem novo coordenador”

  1. “Tudo posso naquele que me fortalece.” Abraçando essa verdade, dia e noite, sempre, todos os dias de nossa vida, Deus age em nossa vida. Obrigada, Diácono José Silva.

  2. Salezio pereira da silva disse:

    Deus o fortaleça em sua caminhada e o Abençõe sempre caro amigo,Diacono José silva,abcs.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.