Notícias da Diocese › 21/09/2016

Fé e medicina: Grupo de Médicos Católicos completa 10 anos

A relação da medicina com a fé na Diocese já se estende por uma década. Profissionais da área se colocaram a serviço da vida e iniciaram um rico trabalho de orientação e apoio médico-espiritual com os pacientes. O grupo tem como patrono São Lucas, médico e evangelista. O pneumologista e tisiologista, dr. José Eduardo de Oliveira, está à frente da coordenação e contou para o Jornal Expressão um pouco mais sobre esse importante projeto de atuação na Diocese de São José dos Campos.

Jornal Expressão: Quando foi formado Grupo de Médicos Católicos São Lucas? Como foi identificada essa necessidade de ter um grupo de médicos cristãos na diocese?

Dr. José Eduardo de Oliveira: O Grupo de Médicos Católicos São Lucas foi formado em junho de 2006, nas dependências do Hospital Pio XII por profissionais católicos, dentre eles os Diáconos José Portes Grigio e José Luiz Aguiar Lessa, com a finalidade de discutir sob a luz do evangelho, as inúmeras dúvidas e questionamentos daqueles que, frente à vida e morte no cotidiano, também precisavam de respostas e mesmo alento para continuar a perseverar na fé cristã e católica. Com a crescente evolução das terapias e diagnósticos, muitas delas que podem intervir ou mesmo postergar positivamente ou não, no cuidado à saúde dos homens e mulheres, que não levassem a dúvidas em relação ao credo de cada paciente, finalizando com a vontade de Deus para cada um deles.

Jornal Expressão: Quais atividades o grupo desenvolve? Como funcionam os encontros?

Dr. José Eduardo de Oliveira: O Grupo São Lucas realiza encontros de oração e discussão evangélicas mensalmente, encontros de espiritualidades, nossa Missa anual e estamos participando de algumas ações no combate ao aborto, à saúde da família, a preservação da saúde pública, a discussão da epidemia das drogas, iniciamos também uma pequena participação na Pastoral do Idoso, auxílio em discussões sobre saúde e fé, entre outras.

Jornal Expressão: Como vocês acreditam quem podem agir na comunidade, tendo como base os princípios cristãos?

Dr. José Eduardo de Oliveira: É nossa intensão expandir para outras cidades da diocese a formação de grupos semelhantes e a formação de uma rede de apoio e luta pela preservação da vida. Como nossa atuação hoje é preferencialmente em São José dos Campos, temos feito convites para médicos e outros profissionais de saúde de outras cidades para o engajamento nas nossas atividades, e levar cada paróquia, conforme a sua realidade, a discussão da medicina e suas evoluções.

Jornal Expressão: Quais os desafios de um médico católico?

Dr. José Eduardo de Oliveira: O maior desafio que entendemos é a associação de nossa fé cristã frente à dor e doença dos pacientes. Muitos destes pacientes questionam o porquê ele foi acometido de um mal ou acidente, ou um familiar ou o grupo em que vive. Algumas respostas técnicas jamais terão sentido ou crença para alguns doentes e muitos se apoiam nos profissionais da saúde como última esperança. A dificuldade financeira dos pacientes que não podem tratar-se com as últimas drogas e a falta de financiamento na saúde pública também leva a angústia de não poder prestar o atendimento digno que julgamos o melhor para o doente. A discussão também do momento que devemos passar a prestar tratamento que não causem dificuldades nos casos incuráveis é também um grande desafio.

Jornal Expressão: Quem que quiser participar, como deve fazer?

Dr. José Eduardo de Oliveira:  Pode entrar em contato pelo e mail gruposaolucassjc@gmail.com.

Jornal Expressão: Quais planos esse grupo tem para futuro?

Dr. José Eduardo de Oliveira: O Grupo São Lucas quer que a discussão da fé cristã no ambiente de trabalho chegue também a outras profissões e o modelo de amor cristão nas relações entre profissionais e pacientes. Já existem em outros países associações católicas que tem auxiliado os bispos e paroquias no atendimento e discussão sobre saúde e qualidade de vida saudável e baseadas no respeito ao próximo. Desejamos perseguir estes planos e contamos também com as orações dos pacientes para atingi-las.

Missa em Ação de Graças pelo Dia do Médico

No dia 18 de outubro a Igreja celebra São Lucas, médico e evangelista. Nesse dia comemora-se também o dia do médico. Por essa razão o Grupo de Médicos Católicos “São Lucas” convida para a missa comemorativa.

Dia: 18 de outubro, às 19h30, na Paróquia Sagrada Família (Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema – SJCampos).

Convide seu médico e participe rezando com e por ele!

3 Comentários para “Fé e medicina: Grupo de Médicos Católicos completa 10 anos”

1. Sílvia L C Brasiliano disse:

Acompanho o jornal expressão e fiquei muito feliz ao saber que meu médico ginecologista Dr Paulo Mesquita, que me ajudou por ao mundo minhas preciosidades “minhas filhas” faz parte desse projeto maravilhoso de evangelização .

2. MARCIO PIZARRO PIMENTA disse:

Sou médico em Barretos, gostaria de saber qual seria o trâmite para poder montar algo semelhante em minha cidade. Parabéns pela iniciativa.

• Departamento Diocesano de Comunicação disse:

Olá, Márcio. Encaminhamos sua mensagem e seu contato com médico coordenador do grupo. Em breve, ele fará contato com o senhor. Deus o abençoe!