Feliz Natal do Senhor Jesus

Queridos amigos da Diocese de São José dos Campos, celebramos com grande alegria o Santo Natal do Senhor Jesus. Cumprem-se as promessas de Deus, pois enviou o seu Filho para ser um de nós.

“Hoje nasceu para nós, o salvador que é o Cristo Senhor” (Salmo 95). Este será o sinal: encontrareis um menino envolto em faixas e colocado em uma manjedoura”.

Somente a contemplação pode simplificar a nossa oração para chegar a constatar a profundidade da cena e do sinal que nos é dado por meio do presépio. Uma manjedoura, um menino, Maria em contemplação, José em meditação.

O Pai, aquele que unicamente conhece o Filho, nos concede a graça de reconhecê-lo para que nós o amemos e o imitemos. Nada material envolvia aquela cena, como gostam tantas pessoas nos dias de hoje; nenhuma consideração, na cidade tudo era indiferente! Somente alguns pastores, trabalhadores da madrugada… E tudo isto foi querido: “Ele escolheu a pobreza, a nudez”. Nenhuma grandiosidade, nenhum esplendor exterior. E, no entanto, ele é o VERBO que se fez carne, a luz revestida de um corpo.

Santo Atanásio de Alexandria nos dizia “Deus se fez portador da carne para que o homem possa tonar-se portador do Espírito”.

Lembramos neste dia solene as palavras do Profeta Isaías: “para aqueles que caminhavam nas trevas brilhou uma grande luz…” É isto que queremos celebrar neste Natal: a luz de Cristo que brilha para a nossa salvação.

“Tornar-se criança em relação a Deus é a condição para entrar no Reino de Deus; para isto é preciso humilhar-se, tornar-se pequeno; mais ainda: é preciso “nascer do alto”, “nascer de Deus”, para tornar-nos filhos de Deus.

Feliz Natal do Senhor Jesus. Vivamos todo o ano novo, que logo vamos iniciar, iluminados pela Luz que brilhou em Belém e brilha para sempre como Luz do Mundo. Levem a Boa-Nova com vocês e a espalhem por onde passarem. Um fraterno abraço a todos e minha bênção.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo diocesano de São José dos Campos