Notícias da Diocese › 25/10/2016

No dia 2 de novembro, dia de finados, Missas serão celebradas nas capelas dos cemitérios.

Dom Cesar Teixeira irá celebrar no Cemitério Jardim da Paz, no Pq. Santo Antônio, em Jacareí, às 9h.

[box_light]

“CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE, NA VIDA ETERNA. AMÉM” (Profissão de Fé)

Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas e rezar pelos que morreram sem martírio. No século IX, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século X, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX mandam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”.

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Finados celebra todos os que morreram. O Catecismo da Igreja Católica ensina que “tal como Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos e vive para sempre, assim também os justos, depois da morte, viverão para sempre com Cristo ressuscitado, e que Ele os ressuscitará no último dia”.

Lembremos, pois nossos irmãos(as) falecidos e peçamos, pela oração da Igreja, que Deus os receba na sua Luz.

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno e a Luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém”

D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano de São José dos Campos

[/box_light]

São José dos Campos

Cemitério Padre Rodolfo Komórek
Rua Francisco Rafael, 357 – Centro
Horários: 07h / 09h / 11h / 14h / 16h

Catedral de São Dimas (em intenção aos sepultados no Ossuário)
Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jardim São Dimas
Horários: 8h / 19h30

Cemitério Horto São Dimas
Rua Perpétua, 290 – Jd. Universo
Horários: 8h / 16h

Cemitério Municipal Colônia do Paraíso
Travessa Capitingal, 63 – Jardim Morumbi
Horários: 8h / 11h / 16h

Cemitério Parque das Flores
Travessa Capitingal, 114 – Jardim Morumbi
Horários: Não  informado

Cemitério Distrital de Eugênio de Melo (Distrito de Eugênio de Melo)
Rua Benedita dos Santos Leite, 380
Horários: 8h / 10h / 16h

Cemitério Maria Peregrina (Santana)
Rua Nhumirim, s/nº – Santana

Cemitério Municipal
Rua Avelino Faria Neto, Igaratá/SP
Horário: 10h

1 Comentário para “Finados 2016 – Confira os horários de missas nos cemitérios das cidades da diocese”

1. Dirce Soares Sant'Ana disse:

Busco sempre informaçoẽs de liturgia atraves deste maravilhoso site parabens aos organizadores Direção coordenadores etc.