Notícias da Diocese › 11/05/2017

Há cem anos, na Cova da Iria…

No mês de maio, duas paróquias celebram de maneira especial a festa da padroeira. No ano em que a Igreja no mundo todo lembra os 100 anos das aparições de Fátima a três pastorinhos, os párocos Pe. Thiago Domiciano Dias e Pe. Pedro Graciano Junior deixam uma mensagem especial aos leitores do Jornal Expressão.

::Veja mais::
Festas em louvor a Nossa Senhora de Fátima

[divider]

Imaculado Coração de Maria: refúgio dos pecadores

Neste ano de 2017, celebramos o centenário das aparições em Fátima. No santuário de Fátima em Portugal e em todas as paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, esse será um momento de grandes comemorações e ricas celebrações.

Na Igreja do Brasil, celebramos também os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, aqui bem pertinho de nós. Em vista dessas celebrações, a CNBB instituiu o Ano Mariano, agradecendo a Deus por nossa tão terna mãe Maria, que não se cansa de dizer ao nosso coração: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”.

O santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e o de Nossa Senhora Aparecida, aqui no Brasil, já recebem e se preparam para receber, neste ano jubilar, milhares de peregrinos que acorrem a esses santuários marianos para sentir mais de perto o amor de Deus, mediado pela doce presença da mãe de Jesus e nossa mãe Maria.

Portugal se prepara, para receber, com carinho, a visita do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio próximo, ocasião em que o Sumo Pontífice irá canonizar os Pastorinhos videntes de Fátima, Francisco Marto e Jacinta, canonização essa que foi anunciada há pouco pelo Vaticano.

Já a vinda de Sua Santidade, o Papa Francisco, ao Brasil por ocasião da celebração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida foi cancelada em vista de inúmeros compromissos assumidos pelo Papa nesse ano.

Inúmeras celebrações estão programadas para celebrarmos esse momento tão importante de nossa vida de Igreja.

No Brasil, em especial para celebrarmos os 300 anos de Aparecida, o Santuário Nacional, já realizou algumas importantes celebrações e homenagens, tais como: a nova torre dos sinos, recentemente inaugurada, e a visita de imagens fac-símiles de Aparecida, que percorrem até outubro próximo todas as dioceses e paróquias do Brasil.

Em nossa diocese, temos uma paróquia dedicada a Nossa Senhora Aparecida, duas paróquias e uma capela bastante conhecida no Jardim Esplanada, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima,  essa capela, de maneira particular ,ligada a colônia portuguesa, presente em nossa cidade.

Em todas elas, teremos também celebrações e festas para honrarmos Maria e celebrarmos Aquela que nos trouxe Jesus.

Como nos lembra o poeta profeta Dom Hélder Câmara: “Não nos basta tua sombra; comove-nos tua imagem. Aparece-nos de novo, Aparecida, e leva-nos em romaria ao santuário do céu”.

Pe. Pedro Graciano Junior
Pároco Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jd. Oriente.

[divider]

Fátima e Aparecida: Aparição e Encontro revelam o mesmo Mistério.

Na ocasião memorial e celebrativa dos títulos de Nossa Senhora evocados em dois países (Brasil e Portugal) com fortes laços históricos, decorre a cada fiel cristão um mistério singular de Deus. Seja na aparição em Fátima há 100 anos ou no encontro da imagem em Aparecida há 300 anos, algo em comum revelam a nossa fé.

Três são os personagens de cada uma das histórias: de um lado, crianças pastoras e de outro, homens que lutam pelo seu sustento. Todos trabalham, sendo assim, dizemos: “Deus não nos quer desocupados, Deus nos quer trabalhando, Deus conta com as nossas mãos e pés, com nossa atenção e cuidado para o bem comum”.

Lucia, Francisco e Jacinta Marto em sua pequenez se esforçam para que a mensagem da Senhora seja credível,; não bastou apenas uma vez a aparição, mas várias vezes consecutivas, dizendo: “Deus insiste para conosco”. Sua pedagogia de recorrer a nós em várias vezes e insistentemente nos dias 13 nos ajuda a sermos melhores no dia a dia.

Já Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso tiveram que recolher os pedaços do mistério para entender que a pesca dolorosa se tornaria pesca ardorosa. O insucesso, o cansaço e muito esforço fizeram com que se perguntassem: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada pescamos” (Lc 5, 5).

Agraciados pelo presente de Deus que é Maria, pensamos que Nossa Senhora nos quer unidos em sua mensagem. Sozinho é muito mais difícil compreender o amor de Deus. Juntos superamos os conflitos e desafios. Nas mensagens de Fátima e de Aparecida também há algo em comum: “Ela veio encontrar-se com os pobres e simples”; “Ela veio nos ajudar na busca da conversão e do perdão dos pecados”; “Ela veio como mensagem de paz”, sobretudo historicamente para que cessem as guerras e aquebrante a força de um sistema opressor.

Maria nos quer unidos, Maria em sua simplicidade se revela aos simples. Vivamos o Ano Mariano.

Pe. Thiago D. Dias
Pároco Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Altos de Santana