Notícias da Diocese › 31/01/2014

Instalação da Faculdade Católica é neste sábado

A Diocese de São José dos Campos (SP) realiza a solenidade de Instalação da Faculdade Católica de São José dos Campos (CATÓLICA-SJC), que irá oferecer o Curso de Teologia (Bacharelado), no período noturno.

A instalação da Faculdade acontece no dia 1º de fevereiro, às 9h, no salão da Faculdade (Av. São João, 2650 – Jd. Das Colinas, em São José dos Campos) com missa presidida pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, último bispo diocesano, seguida da solenidade. Também estará presente o cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, primeiro bispo da diocese e fundador do seminário, e autoridades civis como Carlinhos Almeida, prefeito de São José, Célio Chaves, secretário de educação, José Luiz Nunes, secretário de Defesa do Cidadão e Marcos Aurélio dos Santos, chefe de gabinete, estarão presentes.

A Faculdade Católica de São José dos Campos: CATÓLICA-SJC

A Diocese de São José dos Campos já mantinha o Curso “Livre” de Teologia, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha – ITEFIST, que continua existindo para fins canônicos. O Credenciamento da CATÓLICA-SJC e a Autorização do Curso foram publicados no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação, em novembro de 2013, e irá oferecer 50 vagas para o Curso de Teologia, bacharelado.

A CATÓLICA-SJC é responsável pela formação teológica dos futuros padres, diáconos, e está aberta a todas as pessoas interessadas em buscar, no conhecimento teológico, uma fé esclarecida e melhor capacitação para os seus trabalhos pastorais. Tem como missão institucional “Criar, na perspectiva cristã-católica de educação, condições favoráveis ao crescimento da pessoa através da atividade acadêmica, realizada em todas as suas dimensões, que levem ao desenvolvimento da consciência social em vista do exercício da cidadania que possibilite a participação na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.”

Com excelente corpo docente, formado por mestres e doutores nas respectivas áreas teológicas e áreas afins, a CATÓLICA-SJC prima pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Possui apropriada infraestrutura com salas de aula equipadas com data-show, som e iluminação; auditório para 400 pessoas,  uma biblioteca especializada e sistemas de gestão de biblioteca e acadêmica  que facilitam o acesso à informação.

O curso de graduação em Teologia, bacharelado, tem duração de quatro anos. A primeira turma terá início em 7 fevereiro de 2014 e o processo seletivo é por meio de vestibular. A prova foi aplicada no dia 18 de janeiro de 2014 e teve 41 aprovados. Um segundo vestibular será realizado no dia 8 de fevereiro de 2014, (sábado) para preenchimento das vagas remanescentes. As inscrições deverão ser feitas na secretaria da FACULDADE CATÓLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Av. São João, 2650, Jardim das Colinas, São José dos Campos-SP, no período de 27/01/2014 a 06/02/2014 das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira.