Palavra do Pastor › 05/07/2016

Jornada Mundial da Juventude 2016

CRACÓVIA – POLÔNIA

De 25 de julho a 1º de agosto a Igreja do mundo inteiro se reúne em Cracóvia, na Polônia, para a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. De nossa Diocese estará presente uma delegação representando nossos jovens e toda a nossa Diocese.

Presidirá a JMJ o Papa Francisco, que estará presente durante toda a Jornada, com uma agenda muito empenhativa.  Já na convocação da JMJ o Papa apresentava o tema da Jornada: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).

Diz-nos o Papa: “com este tema, a JMJ de Cracóvia 2016 insere-se no Ano Santo da Misericórdia, tornando-se um verdadeiro e próprio Jubileu dos Jovens a nível mundial. Não é a primeira vez que um encontro internacional dos jovens coincide com um Ano Jubilar. De fato, foi durante o Ano Santo da Redenção (1983/1984) que São João Paulo II convocou pela primeira vez os jovens de todo o mundo para o Domingo de Ramos. Depois durante o Grande Jubileu do ano 2000, mais de dois milhões de jovens, provenientes de cerca 165 países, reuniram-se em Roma para a XV Jornada Mundial da Juventude. Como aconteceu nestes dois casos anteriores, tenho certeza de que o Jubileu dos Jovens em Cracóvia será um dos momentos fortes deste Ano Santo. Queridos jovens, Jesus misericordioso, representado na imagem venerada pelo povo de Deus no santuário de Cracóvia a Ele dedicado, espera-vos. Fia-Se de vós e conta convosco. Tem muitas coisas importantes a dizer a cada um e a cada uma de vós… Não tenhais medo de fixar os seus olhos cheios de amor infinito por vós e deixai-vos alcançar pelo seu olhar misericordioso, pronto a perdoar todos os vossos pecados, um olhar capaz de mudar a vossa vida e curar as feridas da vossa alma, um olhar que sacia a sede profunda que habita nos vossos corações jovens: sede de amor, de paz, de alegria e de verdadeira felicidade. Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: «Jesus, confio em Vós!» Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites, a fim de, por vossa vez, vos tornardes apóstolos da misericórdia, através das obras, das palavras e da oração, neste nosso mundo ferido pelo egoísmo, o ódio e tanto desespero”.

Também em nossa Diocese vamos vivenciar, acompanhando a JMJ de Cracóvia, a JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE, com uma série de atos e uma programação bem pensada e realizada com os jovens e seus assessores. O que é a JDJ? A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização da JMJ em nível local e é celebrada em várias dioceses pelo Brasil e nesse ano, também em nossa Diocese de São José dos Campos. Serão 3 dias de profundo encontro com a misericórdia de Deus e reflexão sobre nosso chamado a viver o que Jesus disse: “Sede Misericordiosos, como o Pai” (cfr., Lc 6, 36). É tempo oportuno para abrirmos nossos corações com alegria para experimentarmos o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança. Quando será a JDJ? A nossa jornada acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de julho. Onde serão as atividades? São José dos Campos será o palco da JDJ 2016. A programação será nas ruas que estamos acostumados a andar, na Paróquia Sagrada Família e na Catedral de São Dimas.

Queremos sempre mais dizer que os jovens são o coração da Igreja e que os jovens, sendo discípulos missionários de Jesus, são a garantia de uma Igreja viva e evangelizadora. Uma Igreja em saída, como quer o Papa Francisco. Uma Igreja atenta às novas gerações, formadora de novos filhos e filhas, construtores do Reino de Deus e de uma sociedade mais justa e solidária.

Participemos da JMJ e da JDJ com nossa oração, apoio e nos ligando nos meios de comunicação e redes sociais que tornarão presentes os atos mais importantes de tão grande acontecimento eclesial. “Os jovens não só devem ser amados, mas é preciso que saibam que são amados.”

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB