Notícias da Diocese › 22/04/2015

Jovens apresentam musical Aleluia – Revivendo a Páscoa

Na noite do dia 11 de abril, sábado, cerca de 400 pessoas prestigiaram o musical “Aleluia – Revivendo a Páscoa”, produzido e apresentado por 40 jovens das paróquias Sagrada Família e Santo Agostinho, ambas de São José dos Campos. O evento aconteceu no auditório do Espaço Cultural Dom Bosco nas instalações do Instituto São José.

Desde o ano passado, o grupo se reúne para refletir e concretizar alguma iniciativa evangelizadora com o uso de recursos artísticos, como a dramaturgia, a música e a dança; com a finalidade de colocar a evangelização e a arte juntas, assim como já anunciava São João Paulo II, na Carta aos Artistas (1999): “Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte”. E esse evento já era um dos projetos do grupo para esse ano.

“Começamos a montar o roteiro, e foi necessária uma série de reuniões para definir o local, os personagens, quais passagens bíblicas que seriam encenadas, o elenco, os figurinos, os cenários, o repertório e as coreografias. Depois de definido, precisávamos dar início aos ensaios e decidimos dividir as cenas e montamos vários núcleos. A nossa principal preocupação era com a questão financeira, mas graças a Deus conseguimos os recursos, através de venda de sobremesas,  pasteis e pela própria venda dos ingressos. O grupo se uniu  para que tudo saísse da maneira como estava no coração de Deus. Foram muitos momentos de oração aos pés de Jesus para ouvimos o  que era da vontade Dele para esse momento”, conta Gabriel Pereira, da equipe de coordenação do evento.

O roteiro iniciou-se com a anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora, nascimento e juventude de Jesus chegando à Santa Ceia, agonia, prisão, calvário, morte e ressurreição do Senhor. Nossa produção cuidou do cenário, iluminação, do som, caracterização dos personagens e dos trajes utilizados. As cenas foram acompanhadas de canções de músicos católicos e executadas por uma banda formada por jovens do “Grupo de Oração São Dimas” (GOSD) – Paróquia Sagrada Família e do “Jovens Amados por Cristo” (JAC) – Paróquia Santo Agostinho. Algumas das cenas foram coreografadas.

“Agradecemos primeiramente ao Senhor Deus, às irmãs salesianas que disponibilizaram o local e que nos incentivaram bastante, à equipe de produção, músicos, dançarinos e atores pela dedicação e empenho, pelas madrugadas em claro, aos que não deixaram que a fome e o cansaço os impedissem de prosseguir. Peço perdão, em nome de toda a Coordenação, se algo não foi feito corretamente. E é claro, louvamos a Deus pelos que foram nos assistir. Por fim, agradecemos  ao nosso pároco, Pe. Silvio Cesar, que nos deu todo apoio, correndo atrás de cada detalhe, quer seja nos ensaios na Paróquia, na divulgação e no incentivo. Padre Silvio foi essencial para que tudo isso acontecesse”, finaliza Gabriel.

Colaboração de Gabriel Pereira (Musical Aleluia) e
Andréa Soares (Paróquia Sagrada Família)