Notícias da Diocese › 03/06/2016

Jovens saem às ruas para praticar as Obras de Misericordiosa

Para viver as 14 Obras de Misericórdia, como pedido pelo Papa Francisco neste Ano da Misericórdia, jovens da PJ (Pastoral da Juventude) da Paróquia São Sebastião, em São José dos Campos, iniciaram um projeto chamado “Juventude Misericordiosa”.

Iniciado em maio, a atividade sugere que cada jovem realize duas obras de misericórdia em cada mês até o fim do ano. A iniciativa partiu do jovem Jonatan, catequista de Crisma e a ideia inicial foi pensada para ser vivida pela sua turma de crismandos. A boa acolhida levou o projeto a ser trabalhado também com os  jovens da PJ a qual faz parte.

“Dar pão a quem tem fome” e “dar bons conselhos” foram os primeiros gestos realizados. Os jovens começaram servindo café e pão com manteiga pela manhã aos moradores de rua nas intermediações do Hospital Municipal de São José dos Campos, na Vila Industrial, e prosseguiram dando bons conselhos aqueles que precisavam.

“O que mais chamou atenção foi notar que em um raio de menos de 2 quilômetros de nossas casas há pessoas que estão passando por necessidades e muitas vezes não possuem alguém para compartilhar suas experiências. Aprendi a dar valor em tudo o que temos e ficou explicito que o pouco que temos para nós foi muito para eles”, comentou o jovem Jonatan.

[quote]

As Obras de Misericórdia

Obras corporais
1. Dar de comer aos famintos;
2. Dar de beber aos que tem sede;
3. Vestir os nus;
4. Acolher o estrangeiro;
5. Visitar os enfermos;
6. Visitar os encarcerados;
7. Sepultar os mortos.

Obras espirituais
1. Aconselhar os duvidosos;
2. Ensinar os ignorantes;
3. Admoestar os pecadores;
4. Consolar os aflitos;
5. Perdoar as ofensas;
6. Suportar com paciência as injustiças;
7. Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

[/quote]

[box_light]

Ano Santo

Para bem celebrarmos este Ano Santo, Dom Cesar Teixeira escreveu uma Carta Pastoral de Convocação do Ano da Misericórdia, disponível para download no site da diocese (www.diocesesjc.org.br), com orientações específicas para nossa diocese.

Agende a Peregrinação para a Porta Santa, na Catedral São Dimas ou na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, em Jacareí, para sua Pastoral, Grupo ou comunidade. Comunique para o Jornal Expressão: 12 3928-3929 ou e-mail jexpress@diocesesjc.org.br, com assunto: Ano Santo.

[/box_light]

1 Comentário para “Jovens saem às ruas para praticar as Obras de Misericordiosa”

1. Eliane Dionisio disse:

é muito gratificante. lembrei me da juventude “jovens da Galileia” na capela do divino Espirito Santo .
    faziamos tambem de porta em porta nos anos 80 nesta querida paroquia.
    salve maria.