Notícias da Diocese › 05/10/2016

A Associação de Amigos e Admiradores de Franz de Castro Holzwarth, a Diocese de São José dos Campos e a biógrafa Rita Elisa Seda, convidam você e sua família, para a solenidade de lançamento do livro

Apóstolo da Misericórdia – Franz de Castro Holzwarth- Vida e Martírio

[box_light]

O evento acontecerá dia 8 de outubro (sábado), em São José dos Campos. Com início, na Igreja Matriz São José, às 19h, a programação conta com missa em Ação de Graças pelo processo de beatificação de Franz de Castro, seguida de sessão de autógrafos no Cine Teatro Benedito Alves (Av. São José, 935 – Centro – SJC).

[/box_light]

Esta biografia traz a misericórdia de Deus como fio condutor à vida do Servo de Deus, Franz de Castro Holzwarth, desde seu nascimento, na cidade de Barra do Piraí-RJ, até o martírio, na cidade de Jacareí-SP. Vida tecida em fios de ouro, na junção do leigo Religioso e do bacharel em Direito, Franz de Castro doou-se em intenso apostolado aos prisioneiros.

Os leitores conhecerão o Servo de Deus em sua magnitude de amor e humildade. “Se hoje volto-me ao Senhor… é pela sua misericórdia!”, com essa frase, Franz de Castro Holzwarth nos deixa o legado de sermos caritativos com o nosso próximo, sua vida e martírio nos mostra que somente quem mergulha na misericórdia divina é capaz de viver a misericórdia para com seu próximo. “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36).

O Evento é aberto ao público e contará com a participação Dr. Mário Ottoboni, fundador da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

14446129_1204289059642475_5080236384052292333_n

Franz de Castro. Nascido em 18 de maio de 1942, em Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro, veio para Jacareí, na década de 1960, para continuar os estudos, onde morava com parentes. Em 1964, ingressou no curso de Direito, da Fundação Valeparaibana de Ensino. Foi advogado brilhante, e sonhava com o sacerdócio. Em 1975, ingressou na APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), onde se dedicou ao contato e apoio aos presidiários. Foi morto no dia 14 de fevereiro de 1981, em uma rebelião de presos na cadeia de Jacareí (SP). Alvejado durante um tiroteio, morreu junto com cinco rebelados e um policial.

Processo de Beatificação. A Diocese de São José dos Campos abriu o processo da Causa de Canonização do Servo de Deus Franz de Castro Holzwarth no dia 6 de março de 2009, no então Seminário de Filosofia, em São José dos Campos. Na sessão, foi feito o pedido para a introdução da causa, a aceitação por parte do bispo e a nomeação do Tribunal que investiga a fama de martírio e de santidade do Servo de Deus. O Tribunal diocesano era constituído pelos seguintes membros: padre Rogério Augusto das Neves, juiz delegado; padre Antônio Silva França,  promotor de Justiça; Regina Araújo, notária atuária e Irmã Diva Moura, notária adjunta.

Cerca de 300 pessoas, entre familiares de Franz de Castro, seus amigos, membros da Federação das APACs e lideranças da diocese, lotaram o auditório do seminário, para acompanhar a única sessão pública. A fase diocesana do processo seguiu em sigilo até o seu encerramento no dia 22 de dezembro de 2010. A duração do processo dependeu da quantidade de testemunhas ouvidas e das providências necessárias para a investigação. Nesta fase, testemunhas indicadas pelo postulador foram interrogadas pelos membros do tribunal, a fim de reunir documentação que foram enviadas para a Congregação das Causas dos Santos, na Santa Sé.  Para a causa de Franz de Castro, foi designado o padre Riccardo Petroni, em Roma; o postulador nomeou vice-postulador desta Causa, aqui na Diocese, o padre José Candido Pereira.

Os documentos seguiram para o Vaticano, onde são examinados pela Congregação das Causas dos Santos.

1 Comentário para “Lançamento do Livro: “Apóstolo da Misericórdia – Franz de Castro Holzwarth- Vida e Martírio””

1. Muito bem escrito este livro. Parabéns a todos que colaboraram com a sua publicação