Notícias da Diocese › 08/04/2013

Livro conta a história e a importância da Beata Nhá Chica para o Brasil

Será lançado em São José dos Campos no dia 13 de abril (sábado), o livro: “Nhá Chica – Mãe dos Pobres”, publicado pela Editora COMDEUS. O livro retrata a vida da primeira beata brasileira descendente de escravos. A apresentação do livro e sessão de autógrafos será a partir das 19h30, UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) – campus Urbanova. O evento é gratuito.

A obra é resultado do trabalho da pesquisadora e escritora Rita Elisa Seda. Ela é membro fundadora da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, pertence à Academia Joseense de Letras, autora de diversos títulos, entre eles a biografia de Cora Coralina.

Durante o evento, haverá uma exposição de artefatos recolhidos durante a pesquisa sobre a vida de Nhá Chica. Também haverá um bate papo sobre a história da venerável Santinha de Baependi que será beatificada no pontificado do Papa Francisco no dia 04 de maio de 2013.

O livro também será lançado em Baependi – MG durante a semana oficial de festividades pela beatificação de Nhá Chica. Depois a autora segue para Santa Rita do Sapucaí – MG, onde apresentará o livro.

[box_light]

Lançamento do Livro “Nhá Chica – Mãe dos Pobres”
Dia 13 de abril
Horário: 19h30
Local: UNIVAP – campus Urbanova (Av. Shishima Hifumi, 2911 – SJC) Bloco 8 (em frente a entrada principal)

Dia 28 de abril
Local: Clube do Bota Fogo – Rua Doutor Brotero Pilar Cobra, 61 – Baependi – MG

Dia 09 de maio
Horário: 19h30
Local:  INATEL – Avenida João de Camargo, 510 – Santa Rita do Sapucaí – MG

[/box_light]

“Nhá Chica – Mãe dos Pobres”

Este livro é o resultado de uma pesquisa a respeito da vida de Francisca de Paula de Jesus – Nhá Chica, alinhavando o processo da escravidão brasileira da época. Traz a historiografia da vinda dos escravos africanos, com ênfase nos de Benguela, que vieram para trabalhar no sul de Minas Gerais, com registros de grandes “aventureiros” como: Auguste Saint Hilaire; Robert Walsh; Johann Baptist von Spix; Carl Friedrich Philipp von Martius; Anthony Knivet e outros.

Com atenção aos que recorriam a Serva de Deus Nhá Chica traçando a verticalização da importância de suas orações e conselhos, tanto para os mais pobres quanto para os mais abastados.

A Mãe dos Pobres, Nhá Chica, é abordada em totalidade religiosa, distinguida pela “Fé Viva” com que orava a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e, através dela, conseguia graças para todos que a procuravam. No livro estão citados inéditos sobre o cotidiano da Santinha de Baependi, desde sua ajuda para com a reforma da Rua das Cavalhadas; recebendo doações para a capela de Nossa Senhora da Conceição; um hino composto em homenagem a Imaculada Conceição dedicado a Nhá Chica, festas religiosas na capela e muito mais.

Ler Nhá Chica Mãe dos Pobres é conhecer a integridade de Francisca de Paula de Jesus, neta de escrava e filha de ex-escrava que, viveu feliz em sua vida casta e piedosa, sem se ingressar em alguma ordem religiosa, deixando-nos o legado de que a verdadeira riqueza está em orar com Fé e praticar a Caridade.

Existem textos especiais de colaboradores, entre eles: teólogo, filósofo, sociólogo, padre, museólogo, historiador, sineiro e guardião que, exclusivamente, participam desta obra deixando-a mais rica sócio/culturalmente.

Abordando em vários capítulos a integração que existe entre a vida de São Francisco de Assis e a Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus comungando emoções em doses homeopáticas recolhidas e colocadas no livro durante cinco meses. O livro faz com que de passo em passo o leitor caminhe pela estrada da humildade religiosa e do regime escravagista.

Rita Elisa Seda