Notícias da Diocese › 08/11/2013

Livro trata do papel do leigo cristão na política

Organizado por Padre Antônio Aparecido Alves e José Ernanne Pinheiro chega às livrarias o livro “Os cristãos leigos no mundo da política – À luz do Concílio Vaticano II”, pela editora Vozes. A publicação é uma iniciativa do CEFEPCentro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara” e reúne diversos artigos de conceituados pensadores, membros do grupo de assessores do CEFEP, com temas variados. É uma edição comemorativa dos 50 anos do Concílio Vaticano II enfocando a questão da fé e política. Traz referenciais para a relação Igreja e política nas pegadas do Concílio Vaticano II, e também pressupostos sólidos para o agir do cristão leigo/a na política como membro do Povo de Deus. Retoma a recepção do evento conciliar que ofereceu ocasião propícia para a dinâmica da Evangelização num clima de nova primavera da Igreja, numa mística evangélica no contexto da América Latina e Caribe em ebulição; e, finalmente, traz depoimentos de cristãos leigos, mostrando ser possível a vivência eficaz da fé em relação com a política no legislativo, no executivo e nos movimentos sociais, mesmo em meio a dificuldades.

CEFEP – Centro Nacional Fé e Política “Dom Helder Camara” é um organismo da CNBB com sede em Brasília. Formar cristãos leigos para agir na política é exatamente a missão que a CNBB entregou ao Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara”, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para atuar nesse complexo campo da sociedade. Mantem um curso Nacional de Fé e Política, acompanha as escolas locais de fé e política e produz na área de fé e política por meio da rede de assessores. Padre Antônio Aparecido Alves, padre Toninho, é membro do CEFEP, e além da organização da publicação assina dois artigos.

O livro pode ser adquirido nas livrarias católicas ou encomendado direto do site – www.cefep.org.br ou www.universovozes.com.br