Palavra do Pastor › 02/10/2014

Mês Missionário

“Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15)

A tarefa de Evangelizar é tarefa fundamental para todo batizado e batizada. Se realmente somos de Jesus, se somos seus discípulos verdadeiros, e não só de palavras, temos a responsabilidade de anunciar, de proclamar, de apresentar a todos e a tudo a sua Pessoa e o seu Evangelho. Anunciar e viver o que Ele anunciou e viveu. Por isso, a Igreja Católica, todos os anos, escolhe o mês de outubro como o mês da Evangelização, o MÊS MISSIONÁRIO, o mês das Missões. E isso por muitos motivos. Creio que um dos mais importantes seja porque o mês de outubro se coloca imediatamente depois do mês da PALAVRA DE DEUS. Aprofundar a Palavra de Deus, meditar a Palavra de Deus, rezar a Palavra de Deus, amar a Palavra de Deus não pode nos deixar indiferentes diante desta mesma Palavra. Daí a necessidade de tornar a Palavra lida, meditada e colocada no coração, como verdade de nossa vida, como realidade viva a ser anunciada, proclamada, apresentada a todos e a tudo. A afirmação de Jesus, que encontramos no Evangelho de Marcos: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15), nos impele ao trabalho missionário. Todo batizado(a) é, pelo seu BATISMO, um enviado da Trindade para o anúncio do Reino de Deus. É uma dimensão essencial de nosso batismo anunciar Aquele que é o autor do Batismo da nossa fé. Deus Pai, no Espírito Santo, envia seu Filho Unigênito para ser seu missionário entre nós. E Jesus, missionário do Pai, “enviou os Apóstolos que escolhera, dando-lhes o mandato de anunciar o Evangelho: Ide, fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28, 19-20). Fortalecidos com essa missão, os Apóstolos “saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando a Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam” (Mc 16,20).

A MISSÃO é, pois, um MANDATO de Deus que nós realizamos como seus missionários. É, como lemos no Evangelho, levar a Palavra de Deus, observar o que Deus ordenou, anunciar a todas as criaturas, confirmar a palavra com sinais. Isto é, deve haver uma identidade entre aquilo que se anuncia e aquilo que se vive.

Como temos que agradecer a Deus tantos missionários e missionárias que encontramos em nossos ambientes de vida: alegres no anúncio do Evangelho, devotados pela causa do Reino de Deus, responsáveis em viver a própria fé, corajosos na busca dos afastados e frios diante da fé e diante de Deus, catequistas de seus irmãos e irmãs, lutadores pelas causas sociais de maior dignidade e respeitos para todos os seres humanos e da criação. E como temos que agradecer a Deus os milhares de missionários “ad gentes”, isto é, os que deixando pai e mãe, irmãos, casas, bens, se colocam INTEIRAMENTE NA MISSÃO DO SENHOR. Homens e mulheres corajosos e, muitos, verdadeiros mártires do Evangelho e do seu anúncio. Rezemos por eles e por elas, para que Deus seja sua força na tarefa da Evangelização.

E não podemos, neste ano e nestes dias, esquecer os milhares de cristãos que estão sendo martirizados e perseguidos por causa da Fé, em tantos países e regiões do mundo, especialmente no Oriente Médio, na África e na Ásia. Famílias inteiras sendo martirizadas e perseguidas por causa da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos lembrar-nos deles em nossas orações missionárias de cada dia em nossas comunidades de fé.

Que possamos, todos, ser missionários de Jesus e de seu projeto de vida. Que rezemos todos os dias por nossos irmãos e irmãs, missionários em terras distantes, onde Jesus e seu Evangelho ainda não são conhecidos e amados suficientemente. Peçamos ao Senhor da Messe e Pastor do rebanho que mande mais trabalhadores missionários para a sua messe, pois a messe é grande e os operários são poucos.

Parabéns, Missionários de Deus! Obrigado, Missionários de Deus! Contem com nossa colaboração, oração e apoio. Contem com nossa ajuda econômico-financeira, como faziam as primeiras comunidades cristãs que sustentavam os trabalhos apostólicos dos primeiros evangelizadores. Basta ler os Atos dos Apóstolos, as cartas de Paulo, as narrativas das primeiras comunidades para sentir o entusiasmo pela missão, pela constituição de novas comunidades de fé, pelo avanço do trabalho missionário. Quando nos apresentarmos diante do Senhor da Vida, Aquele que tem tudo em suas mãos, Ele nos haverá de perguntar, a cada um de nós, pelo nosso trabalho evangelizador e missionário.

Ide…

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano de São José dos Campos

1 Comentário para “Mês Missionário”

1. PEÇO ORAÇÃO A sANTA
    MARIA GORETE QUE INTERCEDA JUNTO A JESUS CRISTO POR JOÃO MARCELO cARVALHO MOURÕA PARA QUE O MESMO SE LIBERTE DO VÍCIOS DE DROGAS. OBRIGADA ;SANTA GORETEN E OBRIGADA JESUS. AMÉM.