Palavra do Pastor › 10/12/2012

Natal no Ano da Fé

Estamos vivendo o tempo do Advento, um tempo forte que nos prepara para a celebração do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, neste Ano da Fé. O Advento é tempo rico e significativo na vida e na espiritualidade de nossas comunidades como celebração do Verbo que se encarnou e se fez solidário com as alegrias e esperanças, sofrimentos e angústias da humanidade.

Neste Advento nossas comunidades e nossas famílias se preparam para o Natal por meio de novenas, orações em grupo, meditação da Palavra de Deus e gestos de solidariedade e caridade.

Estamos vivendo e celebrando o Ano da Fé, por isso, o Natal neste ano se reveste de um significado especial, pois nos convida, como o Ano da Fé, a uma redescoberta do seu sentido e significado para todos e cada um de nós, ou seja, nos convida a mergulhar no mistério do amor de Deus que vem ao nosso encontro, no Seu Filho Jesus, o Verbo encarnado.

O Papa Bento XVI nos ajuda mergulhar no mistério do Natal quando diz que com nascimento de Jesus “fica superada a distância infinita entre Deus e o homem. Deus não Se limitou a inclinar o olhar para baixo, como dizem os Salmos; Ele ‘desceu’ verdadeiramente, entrou no mundo, tornou-Se um de nós para nos atrair a todos para Si. Este menino é verdadeiramente o Emanuel, o Deus-conosco” (Homilia na missa da noite de natal de 2010).

Em Jesus Cristo, Deus veio habitar entre nós, falar conosco como a amigos, convidar-nos à comunhão consigo e nos receber nesta comunhão. Diante disso, qual deve ser a nossa postura? Só pode ser a obediência da fé. E a obediência da “fé é o acolhimento desta mensagem transformadora na nossa vida, o acolhimento da revelação de Deus, que nos faz conhecer quem Ele é, como age, quais são os seus desígnios para nós” (Bento XVI, Audiência Geral de 17/10/12).

A celebração do Natal nos mergulha no mistério da Encarnação, isto é, no mistério do Filho de Deus ter assumir uma natureza humana para realizar nela a nossa Salvação. O Catecismo da Igreja Católica nos ajuda neste mergulho, quando diz:

“O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: ‘foi Ele que nos amou primeiro e enviou-nos seu filho como vítima de expiação por nossos pecados’(1Jo 4, 10). ‘O Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo’ (1Jo 4, 14). ‘Este apareceu para tirar os pecados’ (1Jo 3, 5)” (CIgC 457).

“O Verbo se fez carne para que, assim, conhecêssemos o amor de Deus: ‘Nisto manifestou-se o amor de deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele’ (1Jo 4, 9). ‘Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crê nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna’ (Jo 3, 16)” (CIgC, 458).

“O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade: ‘Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim…’ (Mt 11, 29). ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim’ (Jo 14, 6). E o Pai, no monte da Transfiguração, ordena: Ouvi-o’ (Mc 9, 7)” (CIgC, 459).

“O Verbo se fez carne para tornar-nos ‘participantes da natureza divina’ (2Pd 1, 4): pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus”(CIgC, 460).

Desejo que o Ano da Fé nos ajude a vivermos intensamente o mistério do Natal do Senhor e as implicações do mesmo na vida de todos e cada um de nós. Com Bento XVI digo: “Caminhemos em frente neste Ano da fé, levando no nosso coração a esperança de redescobrir quanta alegria existe em crer e em reencontrar o entusiasmo de comunicar a todos as verdades da fé” (Audiência Geral de 21/11/12).

A todos os amados diocesanos desejo um Natal muito Santo e um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.

Dom Moacir Silva