Notícias da Diocese › 21/10/2013

Nossos Missionários

Longe ou perto! Não importa. Ser missionário não é uma questão geográfica, mas sim de disponibilidade, de doação. Pode-se fazer missão em locais distantes ou em sua própria cidade de origem. Glória de Freitas, da paróquia Coração Eucarístico de Jesus, escolheu a primeira opção. Deixou tudo aqui em São José dos Campos: casa, família e amigos e foi ao encontro de outros irmãos.

Desde 2011 está na Prelazia de Tefé, no Amazonas, servindo à Igreja como missionária leiga no Projeto Missionário Sul 1 – Norte 2 (parceria da Igreja do Estado de São Paulo com a do Estado do Amazonas). Além de Glória, padre Antônio Silva França está em missão, na cidade de Anori. E após um ano e 7 meses de sua partida, Glória novamente nos visitou e contou um pouco do que está vivendo na Amazônia.

Sua rotina é difícil. Poucos recursos e longas jornadas. Mas nada que não seja superado com a sua grande fé e dedicação. Numa região com aproximadamente 250 mil habitantes, Glória está em contato direto com as famílias ribeirinhas. Seu foco é a saúde. Ela leva orientações e tem o compromisso de implantar a Pastoral da Saúde e formar líderes para que o trabalho continue depois de sua partida. Ela não se sente só.

“Deus me deu muita saúde e apesar da vida aqui não ser fácil, o calor humano é muito grande. Eu vim com a disposição de ensinar o que aprendi, mas na prática eu aprendo muito mais com esse povo”, contou Glória quando esteve em São José dos Campos para passar uns dias com a família.

Serão três anos de missão, que poderão ser prorrogados. Neste mês das Missões, rezemos continuamente por eles, pedindo a intercessão de Santa Teresinha e São Francisco Xavier – padroeiros das missões, para que Deus guie seus passos, orientados pela luz do Espírito Santo.