Notícias da Diocese › 19/10/2017

Nota de Falecimento – Ir. Domitilla Maria

Com informações da Assessoria do IPMMI

Com pesar comunicamos o falecimento de Irmã Domitilla Maria de Jesus Hóstia, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. Aos 97 anos, Ir. Domitila faleceu na noite do dia 18 de outubro de 2017.

O velório acontece na Capela do Sanatório Maria Imaculada, no Centro de São José dos Campos. Missa de corpo presente, hoje, 19 de outubro, às 15h, em seguida sepultamento no Cemitério Pe. Rodolfo Komórek.

Sanatório Maria Imaculada
Rua Major Antônio Domingues, 244 – Centro – São José dos Campos – SP.

[divider]

Irmã Maria Domitilla

Nascida no Rio de Janeiro, a professora Yedda Quirino Simões veio para São José dos Campos em 1946 para se tratar da tuberculose quando se hospedou no Sanatório Maria Imaculada. O convívio com as religiosas e com Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação que encontra-se em processo de canonização, de quem tornou-se muito próxima, serviu de estímulo para a escolha da vida religiosa.

Foi admitida no postulantado (primeira etapa da formação religiosa na época) em 1948 e fez a profissão religiosa em 1950, tornando-se Irmã Maria Domitilla de Jesus Hóstia. Ela tinha 67 anos de vida consagrada.

Com o início dos trabalhos para a criação da Diocese de São José dos Campos, em 1981, Ir. Domitilla foi a secretária da Comissão Executiva de Criação da Diocese.

Sob a orientação de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, Irmã Domitilla atuou em vários setores de sua Congregação. Em 2008, ela, que também era poetiza, lançou o livro “Do Tempo à Eternidade”, contando a história de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico.

Foi a Madre a responsável pela criação Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, importante obra social nascida na região que integra os Hospitais Antoninho da Rocha Marmo e Pio XII, em São José dos Campos, Stella Maris, em Caraguatatuba, e também atua em outros estados brasileiros, além de países como Itália, Portugal e Moçambique por meio do atendimento à saúde, assistência a idosos, formação humana e religiosa e missões humanitárias.

Em maio de 2015, aos 94 anos, por ter escrito o livro sobre Madre Maria Teresa, Irmã Domitilla se tornou a primeira religiosa a ocupar uma cadeira na Academia Joseense de Letras.

“Nossa querida Irmã Domitilla foi para o céu. Foi como uma vela consumindo-se até o fim. Uma luz que continuará brilhando na eternidade. Religiosa exemplar, fiel e amiga para tudo e para todos, até o fim foi generosa e muito alegre. Nos unamos em oração por Irmã Domitilla”, disse a superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, Irmã Sandra Maciel Notolini.