Fotos, Notícias da Diocese › 19/05/2014

Novo Bispo de São José dos Campos toma posse

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, quarto bispo diocesano de São José dos Campos-SP, tomou posse no dia 17 de maio, às 15h, na Missa celebrada no Centro da Juventude “Fuad Cury”, em São José dos Campos. Cerca de 5 mil fiéis participaram da celebração.

báculo foi entregue a Dom Cesar Teixeira pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, metropolita da Sub-região Aparecida. Como salesiano, é apaixonado pelos jovens, crianças e pelas famílias. Seu lema episcopal “Somos de Deus”, extraído da primeira carta de João, está no capítulo 4, versículo 6, resume seu propósito de caminhar junto com seu rebanho, “como irmãos e irmãs na fé, para fazer acontecer o grande sonho de Deus”, afirmou em sua primeira homilia na Catedral de São Dimas, no domingo, 18.

Os 3 bispos que governaram anteriormente a Diocese de São José dos Campos, em seus 33 anos de existência, também  concelebraram a Missa de posse: o primeiro bispo, o cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro; o segundo, Dom Nelson Westrupp, Bispo diocesano de Santo André-SP e Dom Moacir Silva, antecessor de Dom Cesar, e atual Arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto-SP. Também estiveram na celebração Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista-SP, Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão-SC, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador–Ba, Dom Antonio Carlos Altieri, Arcebispo de Passo Fundo-RS, Dom Darci José Nicioli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida-SP, Dom João Inácio Müller, Bispo de Lorena-SP, Dom Carmo João Rhoden, Bispo de Taubaté-SP, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes-SP, Dom Edmar Peron e Dom Tarcísio Scaramussa, Bispos auxiliares de São Paulo e DomJoão Bosco Barbosa de Sousa, Bispo nomeado de Osasco-SP.

Além do povo da nova diocese, participaram também familiares, autoridades e diocesanos de Bom Jesus da Lapa, que viajaram 29 horas para participar da missa de posse. No final da celebração, eles cantaram o Hino do Bom Jesus e entregaram uma réplica da imagem do Bom Jesus da Lapa a Dom Cesar.

O novo bispo – Dom José Valmor Cesar Teixeira nasceu em 01 de março de 1953, em Rio do Sul (SC). Foi ordenado sacerdote em 9 de dezembro de 1979. Foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI, em 28 de janeiro de 2009, sendo ordenado bispo no dia 29 de março do mesmo ano. Desde 2009, atuava na diocese de Bom Jesus da Lapa (BA).

A Diocese – Instalada em 1º de maio de 1981, a Diocese de São José dos Campos possui uma grande história de evangelização pastoral e ação missionária. Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, é constituída por seis cidades, São José dos Campos, Jacareí, Igaratá, Paraibuna, Monteiro Lobato e Santa Branca. A população estimada, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 950 mil habitantes, sendo 590 mil católicos. Com 44 paróquias dividas em sete regiões pastorais, possui um clero formado por 85 padres e 114 diáconos permanentes.

Bispos anteriores

De 1981 a 1991 – Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro.

De 1991 a 2003 – Dom Nelson Westrupp, scj, bispo de Santo André.

De 2004 a 2013 – Dom Moacir Silva, arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto.

Confira algumas fotos.

Posse Dom Cesar