Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 03/04/2017

Novos tempos, novo rumo!

Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral é apresentado ao clero e lideranças da diocese e tem a missão de direcionar a ação missionária nos próximos cinco anos.

Na história da Igreja, temos registros históricos de que muitas vezes viu-se a necessidade de se reunir a fim de reorganizar ou decidir determinado assunto. Isso é prova viva de que somos um povo atento e disposto a trabalhar em função do Evangelho de Jesus Cristo.

A Diocese de São José dos Campos já acumula alguns desses encontros em sua caminhada em quase quatro décadas de existência.

O início. A primeira assembleia foi realizada em 1994, tendo como objetivo principal, a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral. No ano 2000, em conjunto com a Igreja no mundo todo, foi assumido o projeto Ser Igreja no Novo Milênio (SINM), que deu continuidade aos trabalhos iniciados em 1996 com o Projeto Rumo ao Novo Milênio, quando as quatro exigências ligadas à evangelização se tornaram as quatro comissões: Anúncio, Serviço, Diálogo e Testemunho de Comunhão, nas quais, hoje, estão inseridas as pastorais, organismos, movimentos e espiritualidades atuantes na Diocese.

Em outubro de 2003, acontecia a 3ª Assembleia Diocesana, no Seminário Diocesano Santa Teresinha, dirigida por Dom Nelson Westrupp, com a participação de aproximadamente 400 pessoas. O objetivo principal foi a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral para os anos de 2004-2006.

Sínodo Diocesano. Realizado entre 2008 e 2010, sob o pastoreio de Dom Moacir Silva, este importante momento na caminhada diocesana, desejava ouvir dos diversos representantes de toda a Igreja Particular, as sugestões de princípios e orientações ao redor da missão evangelizadora. Após os encontros com os delegados, foi apresentando o Documento Conclusivo do Sínodo.

4ª Assembleia Diocesana. As rápidas mudanças da sociedade com seu impacto sobre a vida e atuação da Igreja apontavam para a necessidade da realização de uma nova assembleia. Sendo assim, Dom Cesar Teixeira convocou o clero, seminaristas, religiosas e lideranças leigas para nos dias 12 e 13 de setembro definirem cinco áreas prioritárias, as cinco opções pastorais:

  1. Família;
  2. Juventude;
  3. Processo catequético formador de discípulos-missionários;
  4. Ação missionária;
  5. Dimensão Social.

A partir dessas cinco áreas foi elaborado o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP), que procura responder às perguntas: O que somos?; A quem servimos?; Onde queremos chegar?; Como faremos para chegar?

A aprovação do Plano. Na manhã do dia 18 de março de 2017, o bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira, acompanhado da Equipe de Coordenação Pastoral (ECOP) composta pelos presbíteros: Pe. Alexsandro de Brito Ramos (Juventude / Presbíteros), Pe. Edinei Evaldo Batista (Coordenador de Pastoral), Pe. Geraldo Magela dos Santos (Ação Social), Pe. João Alves da Silva Sobrinho (Família), Pe. Luís Fernando de Siqueira Fonseca (Ação Missionária) e Pe. Thiago Domiciano Dias (Catequese) apresentaram ao clero, religiosas, seminaristas e lideranças o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP), em Assembleia na Faculdade Católica de São José dos Campos.

Para Dom Cesar, a diocese vai continuar desenvolvendo as ações pastorais, mas agora orientada aos cinco pilares estabelecidos no PDEP.

“Nós trabalhamos durante dois anos nesse plano, consultamos muita gente, e quem quis participar, participou. Agora é trabalhar organizadamente a partir das prioridades já estabelecidas e devidamente aprovadas”, completou o bispo.

O PDEP servirá como um instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas. Todos os grupos, pastorais, ministérios, serviços, comunidades, movimentos, irão trabalhar, nos próximos anos (2017-2021), a partir das linhas de ação e dos projetos que foram elaborados ao longo da construção do Plano.

Para Padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral, um Plano de Evangelização elaborado coletivamente pretende ir além do objetivo de ser “mais um documento”, como muitas pessoas podem entendê-lo.

“Por esse caminho, quer ser a síntese de princípios, objetivos, referenciais e projetos que nortearão a ação evangelizadora e pastoral de toda a Diocese, efetivando-se em suas intenções, práticas, decisões e investimentos, tanto por parte dos que coordenam as ações quanto por aqueles que as executam nas bases,” conclui.

Assessor do Setor Juventude, Padre Thiago Domiciano Dias, se mostra motivado em seguir com a evangelização com os jovens da diocese e apontou os desafios.

“A preocupação maior está em torno da estruturação das expressões juvenis, e bem como os crismados, que é uma consequência da ação missionária”.

O sacerdote enxerga que há um grande trabalho a ser feito com os jovens no pós-crisma e que para isso, será necessário adequar as ações com as tecnologias.

“Temos que dar uma atenção aos cantos e recantos da nossa diocese, e ainda sem contar a questão da globalização, a comunicação, e temos que acompanhar isso. Temos que usar desses meios para um processo evangelizador”, finaliza.

[box_dark]“É uma realidade nova para nossa diocese em colocar um Plano de Evangelização em prática é sempre um desafio. Para nós do clero, diáconos e padres, sob a luz do Espírito Santo, confiando naquilo que é o chamado da Igreja: ser uma Igreja em saída, dinâmica. Uma Igreja que sai, mas também uma Igreja que acolhe”. (Padre Alexsandro de Brito Ramos – Pastoral Prebiteral)[/box_dark]

.

Faça download do Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral

CLIQUE AQUI

.

.

O logotipo

Conheça o significado do logotipo do PDEP:

Barco: símbolo da Igreja. Neste caso da Diocese de São José dos Campos.

Vela: em destaque a cruz, sinal do Cristo Salvador. Inflada pelo sopro do Espírito Santo, que de forma invisível conduz a caminhada e a missão da Igreja.

Cor vermelha da cruz: expressa o infinito amor de Deus por todos, manifestado em todas as ações de evangelização realizadas na Diocese.

Seis estrelas: representam os seis municípios que compõem a Diocese de São José dos Campos e representam todos os diocesanos, responsáveis pela implantação do PDEP para que o barco, isto é, a Diocese, avance em sua tarefa evangelizadora.

Mar em movimento: representa a realidade cultural, social, política e econômica dentro da qual a Diocese de São José dos Campos se encontra e com a qual deve dialogar e interagir.

Elaborado por Pe. Thiago Domiciano Dias e Marcos Vinícius Nogueira e finalizado a partir das sugestões dos membros da ECOP (Equipe de Coordenação Pastoral).

 

Assista a reportagem sobre a Assembleia 2017:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.