Notícias da Diocese › 02/12/2014

O ANO DA VIDA CONSAGRADA

De novembro de 2014 a fevereiro de 2016, a Igreja no mundo celebra o Ano da Vida Consagrada, com o tema “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”. De acordo com o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano, dom João Cardeal de Aviz, os religiosos devem celebrar este momento em três perspectivas, amplas, que, segundo ele, inspiram um caminho positivo. “Para o passado, uma memória grata; para o futuro, a confiança na fidelidade de Deus; para o presente, uma entrega apaixonada à nossa vocação”, afirma.

Confira mais informações no Blog do Ano da Vida Consagrada, mantido pela CRB.

[box_light]

Programação para CRB Núcleo de São José dos Campos – 2015

Abertura do Ano
Dia 19 de fevereiro, às 19h30
Local: Catedral São Dimas
Celebrada pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Cesar Teixeira

16 de maio, às 14h
Local: Instituto São José
Maria e a Vida Consagrada: Irmãs Salesianas)

22 de agosto – Dia da Vida Religiosa
Celebração da Vida Religiosa Consagrada – Província Eclesiástica de Aparecida
Local: Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Sub-Região de Aparecida – Arquidiocese de Aparecida e dioceses de São José dos Campos, Caraguatatuba, Taubaté e Lorena.

9h: Missa celebrada pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelos Bispos das demais quatro dioceses da Sub-Região Aparecida.
10h30: Palestra para todos os religiosos com Frei Clodovis Boff, osm
12h: Encerramento

14 de novembro, 14h
Encerramento do ano com a presença de Dom Cesar Teixeira, sdb
Local: Educandário Nossa Senhora Aparecida (Franciscanas do Sagrado Coração)

[/box_light]

1. Ações em nível internacional

29 de Novembro de 2014: Vigília de Oração em preparação – Basílica Papal de Santa Maria Maior – Roma.

30 de Novembro de 2014: Abertura Oficial na Basílica de S.Pedro – Roma.

22 – 25 de Janeiro de 2015: Congresso Ecumênico para Consagrados(as) de outras Igrejas.

08 – 11 de abril de 2015: Congresso para Formadores(as), para aprofundar os critérios que provém de uma espiritualidade de comunhão.

23 – 26 de setembro de 2015: Congresso para Jovens Consagrados(as) da Vida Consagrada – até 10 anos.

26/01 – 02/02/2016 – Vida Consagrada em Comunhão (Simpósios) – O fundamento comum na diversidade: 27 a 30: Institutos de Vida Consagrada e Soc. de Vida Apostólica; 27 a 30: Novos Institutos e Novas Formas de VC; 28 a 31: Vida Monástica; 29 a 31: Institutos Seculares; 29 a 31: “Ordo Virginum”.

30 de Janeiro de 2016: Vigília de Ação de Graças – Basílica São Pedro – Roma.

01 de fevereiro de 2016: Audiência da Vida Consagrada com o Papa Francisco.

02 de fevereiro de 2016: Encerramento oficial do Ano da Vida Consagrada – Roma.

2. Ações em Nível Latino-Americano – CLAR

16 – 17 de junho de 2015: III Congresso Latino Americano das Novas Gerações – Bogotá – Colômbia.

18 – 21 de junho de 2015: Congresso: 50º Perfecta Caritatis e o Ano da Vida Consagrada – Bogotá – Colômbia.

3. Ações em Nível Nacional – CRB

30 de Novembro 2014: Abertura Oficial – Santuário Dom Bosco às 18 horas – Brasilia – DF.

30 de Novembro 2014 – Abertura Oficial – Santuário de Aparecida – 18 horas – Transmitida pela TV Aparecida.

07 – 10 abril de 2015: Grande Seminário Nacional para a Vida Consagrada – APARECIDA – SP

22 a 26 de outubro: Encontro Nacional para Formadores – Fortaleza/CE.

16 de agosto de 2015 – Celebração do “Dia do(a) Consagrado(a)” – 3° Domingo de Agosto em todas as Igrejas do Brasil.

02 de fevereiro de 2016: Encerramento do Ano da Vida Consagrada

2 Comentários para “O ANO DA VIDA CONSAGRADA”

1. Fr. Mauricio José de Oliveira, C.Ss.R. disse:

Nasci nesta terra abençoada por Deus sob a intercessão de São José, atualmente sou missionário redentorista e me alegro em saber que minha querida e amada Diocese está com uma programação maravilhosa e riquíssima por seus temas, pensando em nós religiosos.
    É uma pena não poder acompanhar de perto todo esse trabalho e os momentos oracionais, mas tenham a certeza que mesmo de longe, eu me uno a todos nesta corrente de orações, a vocês além de parabeniza-los só posso agradecer e pedir para continuem a rezar por todas as Ordens, Congregações e Institutos Religiosos, pois o mundo, de várias formas, tenta nos afastar do caminho de entrega radical a Deus, e isso não é só com os Religiosos, mas com todos aqueles que se dedicam ao serviço de anuncio do Reino de Deus. Mais uma vez, meus parabéns.

2. São José em tuas mãos eu coloco João Marcelo Carvalho Mourão são José interceda junto a seu filho Jesus pelo meu filho para que com a vossa proteção ele consiga se libertar dos vícios de drogas e álcool que se encontra enterrado. nesses vícios São José sob a vossa proteção eu confio que tudo isso terá um fim, Faça São José o que eu não tive condição de fazer. São José eu confio na vossa proteção. Amém
    Itaperuna RJ