Notícias da Diocese › 19/08/2017

O carisma da Esperança

O Grupo Esperança Viva (GEV) tem sua identidade própria sendo uma extensão da Fazenda da Esperança e realiza trabalhos com dependentes químicos colocando em prática as experiências vividas por meio do Evangelho.

Quem pode procurar o GEV? O grupo tem como finalidade abordagem famílias ou o próprio dependente que pede ajuda para se tratar do vício. Antes de o jovem ser encaminhado para Fazenda é necessário fazer alguns exames práticos, para os quais a entidade conta com voluntários que ajudam a fim de agilizar a sua entrada na fazenda. Voluntários estes chamados de Anjos.

Os encontros. Nesse período o jovem e seus familiares são convidados a participar de três a quatro reuniões do GEV. Assim, ao chegar na Fazenda ele já estará preparado para entender a proposta oferecida chamada de “tripé” (Trabalho, Espiritualidade e Convivência). As famílias, por sua vez, continuam frequentando as reuniões sendo elas preparadas para as visitas e para receber esse jovem quando sair da fazenda.

Hoje também existem aquelas mães que, mesmo que seu filho não tenha dado o seu “sim”, elas sentem a necessidade de estar presentes, enfrentar e entender como lidar com os eles.

Há relatos de mães que, fazendo a experiência da Palavra vivida, passam a abraçar a dor de outras mães e se lançam para ajudar dando um verdadeiro exemplo de fidelidade nas salas.

“Estar no mundo sem ser do mundo”. Muitos frutos foram e são colhidos a cada dia graças ao trabalho árduo dos missionários da Fazenda Esperança. Claudemir, paroquiano da Sagrada Família, também passou pelo GEV e Fazenda (2016-2017) e hoje se prepara para uma missão na África e, a Vanessa, voluntaria do GEV e da Fazenda, é paroquiana da Matriz São José e também está em missão com as Franciscanas de Siessem numa fazenda em Coroatá (MA).

Desde janeiro de 2017, a pedido do Pe. Luís Fernando Soares, foi iniciado mais um grupo, dessa vez na Paróquia Espírito Santo, e está sob a responsabilidade de Leandro, que também passou pelo GEV e Fazenda (2015 e 2016), e, com sua esposa Rosinalda, assumiu o GEV Misericordiar.