Artigos › 05/06/2017

O Diácono e sua atuação na Igreja

Certa vez, uma pessoa de outra cidade, que estava de passagem por nossa paróquia, resolveu participar da Missa e, ao final, veio me perguntar: – Você está vestido igual ao Padre, mas não é Padre, também não é coroinha… Qual a sua função? Respondi: – Sou Diácono. Mas a curiosidade continuou: – O que é um Diácono? Para que serve?

Para começarmos a tratar do tema, tenhamos em mãos o texto bíblico que descreve as palavras de Jesus: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28). Diante desse fundamento, podemos definir que os Diáconos são homens – casados ou celibatários – escolhidos por Deus, que generosamente respondem à vocação (chamado), confirmados por Deus, pelo bispo e pela comunidade, cheios do Espírito Santo, e, conduzidos por esse mesmo Espírito, se entregam à realização da missão da Igreja no ministério do serviço.

O Diácono Permanente é simultaneamente pai e esposo, exerce uma profissão civil e se consagra à comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem. Sua vocação abrange três dimensões: familiar, profissional e eclesial.

O papel do Diácono na Igreja é ser sinal de Cristo-Servo, animador da “diaconia” da Igreja, da vocação ao serviço de cada comunidade e de cada cristão.

À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.Nas Missas presididas pelo Padre, Bispo ou até pelo Papa, é o Diácono quem proclama o Evangelho.

Além das perguntas do início deste texto, seguem-se muitas outras… vou responder às mais comuns.

– Ficando viúvo, o Diácono pode ser ordenado Padre?Sim, pode, mas, entre outras coisas, precisa de uma autorização especial e precisa completar os estudos.

– O Diácono recebe salário ou remuneração mensal?Não recebe. Todo o seu trabalho é doação à Igreja, o que não impede que seja ressarcido das despesas que venha a ter no exercício do ministério.

– O que é necessário para se tornar um Diácono?As normas da Igreja fazem algumas exigências.A formação deve durar pelo menos três anos, contendo as seguintes matérias: Teologia Bíblica, Dogmática, Litúrgica e Pastoral, Teologia Moral, História da Igreja, Direito Canônico e Mariologia.O candidato deve estar casado há no mínimo cinco anos; ter pelo menos 35 anos de idade; ter vida matrimonial e eclesial exemplares; ter autorização da esposa; ter situação econômica estável; ter indicação do pároco; participar periodicamente de retiros espirituais para que possa meditar sobre sua vocação; estar intimamente ligado a uma paróquia; ser homem de oração e assíduo na frequência aos sacramentos.

Que Maria, Mãe do Senhor da Vida, nos ampare no serviço e na construção do Reino!

Diácono Alexandre Magno de Andrade
Cooperador da Catedral de São Dimas