Artigos › 04/05/2015

O Espaço Litúrgico

Vamos refletir: Deus está nessa sala, mas Ele é maior que a sala. Deus está neste edifício, mas é maior que o edifício. Deus está neste bairro, mas é maior que Ele. Deus está na cidade, mas é maior que a cidade. Então, a sala, o edifício, o bairro, a cidade estão em Deus. É preciso perguntar: “Deus está aqui ou estamos em Deus?” A resposta é simples: DEUS É O LUGAR!

O mundo, o universo é sagrado, é a morada do Divino. Porém, na relação homem, nem tudo é Sagrado. Surge o templo, o santuário, como microcosmo redimido, reorganizado. Diante do caos do mundo surgem as igrejas. Precisamos de Sinais sensíveis! Os espaços cristãos revelam crise na atualidade. Muitos são caóticos, desagradáveis, não descansam, não indicam um eixo central onde orbitar e viver. O rito, a música, a arquitetura, o vestuário, todos são muitas vezes desordenados, barulhentos. É o próprio homem querendo resolver suas questões como: “animar” a ação religiosa, solucionar técnicas com um modelo televisivo, técnicas sociais, psicológicas, instrumentos de som e luz, ar condicionado, soluções de engenharia. Tudo isso é resposta humana a um espaço que pertence ao sagrado.

Quando vamos à igreja, somos convidados a atuar na Casa da Beleza que partilha sua vida conosco, seu modo de ser e agir. O espaço cristão não é um espaço de um deus qualquer, de ídolos, não é templo. É o espaço de um Deus que ama, chama, fala, celebra, faz comunhão, envia em missão e o espaço para o homem que responde. Nós necessitamos de espaços para encontros e um deles é o encontro com Deus e esse lugar especial é a IGREJA, O TEMPLO DE PEDRAS, onde nos tornamos TEMPLOS VIVOS DO ESPÍRITO SANTO!

A Beleza maior da igreja é aquela que DESCEU DO CÉU, nasceu, fez história no cristianismo e tem um nome: JESUS CRISTO que é a Palavra viva e o nosso alimento na Santa Missa, na EUCARISTIA.

Aproveite, na próxima vez que for a igreja, observe a beleza do templo e alguns elementos e símbolos que “falam” com quem reza: o altar, o ambão, a cadeira (Cátedra) da Presidência, a fonte batismal, a lamparina vermelha, o lugar da reconciliação…

Paz a todos.

Irmã Sandra Souza, pmmi