Notícias da Diocese › 01/06/2017

O legado de Irmã Miria T. Kolling

Perdemos recentemente uma das maiores compositoras de música litúrgica do Brasil –  IRMÃ MIRIA T. KOLLING, que faleceu aos 77 anos vítima de um infarto durante uma cirurgia no coração.

Ir. Miria nasceu em Dois Irmãos/RS e na juventude ingressou na Congregação do Imaculado Coração de Maria onde estava há mais de 50 anos. Formou-se em pedagogia, era Bacharel em Piano e estudou na Alemanha onde se especializou em Música Sacra.

Entre suas virtudes, Ir Míria foi uma desbravadora: a primeira mulher a escrever música litúrgica no Brasil. Além disso, ela sempre foi uma grande incentivadora de novos talentos… por onde andava fazia questão de valorizar as pessoas. Uma mulher de coração aberto, carinhosa, dedicada, entusiasta e apreciadora de boa arte.

Como compositora é conhecida, sobretudo, por suas músicas litúrgicas. Foram 47 anos de dedicação, em que muito contribuiu na elaboração do repertório litúrgico brasileiro. Suas obras possuem uma característica própria, muito marcante: uma perfeita simbiose entre o texto e melodia! Quem nunca cantou: “Alegres vamos à casa do Pai” ou “É bom estarmos juntos”, “Estaremos aqui reunidos como estavam em Jerusalém” ou ainda “E pelo mundo eu vou, cantando teu amor, pois disponível eu estou para servir-te Senhor”? Tantas são as músicas que brotaram de seu coração e hoje são usadas em nossas missas!

Como missionária da música, Irmã Míria percorreu o Brasil fazendo encontros de Música e Liturgia, que eram grandes momentos de partilha, espiritualidade e verdadeira inspiração para aqueles que a conheciam. Em seus encontros, Ir. Miria apresentava não só as suas composições, mas de vários outros autores, de todos os cantos do Brasil. Além disso, ela foi pioneira em compor as melodias para os salmos, que nos ajudam a cantar de forma orante, unindo um refrão didático e uma salmodia de forma recitativa. Essa obra será disponível no fascículo Cantando os Salmos e Aclamações e nos CDs com o mesmo título.

Suas composições ultrapassaram a marca de 700 músicas em mais de 40 Cds e sua última obra, lançada dias antes do seu falecimento, foi o CD “Glorifica minha alma ao Senhor” com as músicas para a Missa Jubilar dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Para nós fica o seu exemplo. Que a missão de Ir. Miria continue em todos aqueles que amam a música litúrgica e que sua arte continue viva. Que o seu exemplo de humildade e serviço à Igreja seja também o nosso!

Seu legado está em nossas mãos, em nossas vozes e em nosso coração e tal como ela, nós também façamos “tudo por causa de um grande amor”!

Leandro Evaristo Ferreira
Coordenador diocesano para a Música Litúrgica da Diocese de S. José dos Campos

5 Comentários para “O legado de Irmã Miria T. Kolling”

1. Ricardo Rangel disse:

Toda homenagem a querida ir. Miria Kolling será pouco! E todos aqueles que a admiravam e a tinham como exemplo e espelho, sentem sua falta, mas, ao mesmo tempo, “obrigados”, a continuar colaborando e divulgando a arte do genuíno canto litúrgico!

Parabéns irmão Leandro Evaristo!!!

2. Maria Rosa Guedes de Lima Ferreira disse:

Concordo com tudo q foi escrito. Tenho a honra de cantar suas compisições e vamos participar dessa missa q Irmã Miria compôs.

3. Mário Jaime Paulo da Costa disse:

Ir. Míria Therezinha Kolling, um exemplo, de missão evangelizadora através da música litúrgica. Sua missão continua sendo exercida por todos nós os ministros da música litúrgica. no seu mais singular papel, na Igreja. Somos missionários atuantes nas assembléias incentivando nossas comunidades a cantarem a liturgia, através dos seus tons maiores ou menores, mas sempre voltados para a liturgia aqui na terra. Pois a liturgia verdadeira, é a liturgia celestial.
    A Ir. Míria, sempre atuante nas comunidades, procurou admirar os novos compositores incentivando-os e dando-lhes sempre uma orientação musical, como também, aos letristas.
    Obrigado por sua força incentivadora que sempre nos fortalece em nossos estudos musicais litúrgicos.

4. Mariazinha Pícolli disse:

Quem realmente amamos, jamais morre. A memória da Irmã Miria continuará viva entre nós
    através do seu legado. Saudades eterna.

5. Jeronimo. disse:

Uma grande referência para todos os compositores e músicos que constrói entre poesia versos e canções o grande louvor a Deus.gratissimo ,muito gratíssima pela grande dedicação desta mulher. Perola de DEUS.