Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 19/09/2014

O Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus…

Ao falarmos da Sagrada Escritura, temos que considerar duas realidades: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. São dois momentos que falam da mesma “Pessoa”, ou seja, “Jesus Cristo”. E não há como afirmarmos um e negarmos o outro, pois se trata da mesma Revelação de Deus, como vemos no Evangelho de João no seu capítulo 1,1: “No princípio já existia o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus”.

Assim, podemos entender o que nos afirma a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”: “O Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar nele. Portanto, feitos à imagem e semelhança de Deus amor, só nós podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da Revelação feita pelo Verbo Divino que se esclarece definitivamente o enigma da condição humana” (cf. Verbum Domini 6).

O homem foi criado “por” e “para” Deus e, como criatura Dele, pensado por Ele, desejado por Ele, não encontraremos descanso em nenhum outro lugar a não ser no coração do próprio Criador.

É a Ele que devemos nos render e escancarar a nossa vida, o nosso ser. É a Ele que devemos todos os dias render louvores e graças por todo o bem que realiza em nós e através de nós. É ele o Cristo de Deus, ou seja, o Ungido de Deus, promessa anunciada no Antigo Testamento pelos profetas, e pelo qual nos foi conquistada a Salvação Eterna, na plenitude dos tempos, revelado no Novo Testamento. E é por isso que o Papa, citando São Gregório Magno, nos recorda que: “O Antigo Testamento prometeu, o Novo Testamento fê-lo ver; o que aquele anuncia de maneira oculta, este proclama abertamente como presente. Por isso, o Antigo Testamento é profecia do Novo Testamento, e o melhor comentário do Antigo Testamento é o Novo Testamento” (cf. Verbum Domini, 41).

João Machado
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

1 Comentário para “O Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus…”

  1. Otacilio Bensan disse:

    De fato neste texto, ao refletirmos a condição de DEUS para o amor, nos invoca a doarmos o coração e a plena vida integra ao aos dons do ESPIRITO SANTO, que com grande quantidade de graça nos tem conduzidos a verdadeira pratica da Fé e com isto gerado vida em abundancia nos nossos corações e assim conseguido atravessar por tantas dificuldades que a vida nos condiciona enfrentar.
    obrigado por suas palavras e que DEUS o ilumine e abençoe.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.