Notícias da Diocese › 23/09/2013

Obras na Catedral de São Dimas

[box_light]Situada no Jardim São Dimas, em São José dos Campos, na Praça Monsenhor Ascânio Brandão, a Catedral Diocesana é um marco para a cidade sede da Diocese. Cercada por prédios, a Igreja não se destacava na paisagem. Com a nova cúpula e a futura torre com o campanário, a Igreja Diocesana terá mais visibilidade, e além de importante ponto de encontro da fé, será um bonito cartão postal para o município.[/box_light]

Igreja-mãe da Diocese, a Catedral de São Dimas está passando por uma grande reforma, sendo totalmente renovada. Novo telhado, novo forro, novo presbitério, modernos sistemas de som e iluminação e aumento de lugares para a assembleia se sentar são as principais mudanças. A reforma é acompanhada pela arquiteta Alécia Siqueira Xavier e pelo padre Rinaldo Roberto de Rezende, pároco da Catedral de São Dimas, que, com ousadia, abraçou o projeto de revitalização da Igreja.

A Igreja está recebendo melhorias há cerca de seis anos, com a construção de salas para a catequese e reuniões, auditório, cozinha e dispensas e a reforma completa do salão paroquial. De início, foi reformada a parte externa com a pavimentação em bloquetes do estacionamento e aumento do número de vagas para os carros. O entorno ganhou mais segurança com a instalação de grades e portões novos e um bonito projeto paisagístico. Até uma fonte foi instalada no jardim. O salão paroquial, local onde acontecem diversos eventos e encontros não só da paróquia, mas também da Diocese, recebeu sistema de som, isolamento acústico, ar condicionado e cadeiras adequadas para o ambiente.

nova capela

Capela do Santíssimo da Catedral de São Dimas

Ponto alto da primeira fase da reforma foi a construção da nova Capela do Santíssimo. Com a desativação da sacristia e da secretaria, anteriormente localizadas junto à Igreja, foi possível construir a Capela, conferindo um ambiente adequado para a guarda do Tabernáculo e um convite à oração. A inauguração da Capela foi em dezembro de 2011 pelo então bispo diocesano Dom Moacir Silva. As obras também incluíram a construção da nova secretaria, dos confessionários, da cozinha comunitária e a reforma total da Obra Social São Dimas.

Para eliminar os problemas com o telhado e o forro, que apresentavam risco de incêndio e diversos pontos de vazamentos em dias de chuva, a Catedral São Dimas agora passa pela reforma interna e da cobertura. Com esta etapa concluída, a paróquia contará com uma Igreja inteiramente revitalizada.

sem o forroIgreja em reformas

No início de 2013 foi retirado todo forro da Igreja Catedral devido a problemas elétricos e de infiltrações. As celebrações continuaram a ser realizadas no interior do local sem forro, porém com iluminação e sistema de som improvisados. No início de maio deste ano, foi dado o início da retirada de todo o telhado. A Igreja foi interditada e as celebrações passaram a ser realizadas no estacionamento, onde foram instaladas tendas para proteger a assembleia e o altar durante as missas.

Todo o projeto de reforma da Catedral é da arquiteta Alécia Siqueira Xavier. Ela conta que as obras de melhorias são um sonho de muito tempo, que está se concretizando com a ajuda dos paroquianos e demais colaboradores. “Tudo isso é fruto de um trabalho muito intenso da comunidade, que está trabalhando há anos”, conta ela.

A nova Catedral – Além de nova estrutura, o telhado vai ter uma cúpula de vidro no centro. A igreja vai receber mais iluminação natural durante o dia, eliminando a necessidade de luz artificial para as celebrações do dia. Toda a parte elétrica será trocada, assim como o sistema de áudio.

O projeto contempla também a ampliação e mudança do layout do presbitério, onde se sentam os celebrantes e auxiliares. Será feita uma cátedra oficial do bispo, lugar ocupado apenas por ele nas celebrações com sua presidência. Os demais celebrantes terão seu lugar em outra cadeira. Com a ampliação do presbitério, o clero ficará junto nas celebrações diocesanas, nas quais participam em grande número.

cupula_panaromicaOs bancos da assembleia também mudarão. Eles acompanharão o desenho circular da igreja e não serão retos como os anteriores. Com isso se ampliará a capacidade de lugares para os fiéis se sentarem.

Alécia Xavier conta que para se reformar uma catedral é preciso respeitar algumas normas estabelecidas. Padre Rinaldo Roberto de Rezende, cura da Catedral, analisa, em conjunto com a arquiteta, cada etapa do projeto. As aprovações e adequações são feitas de acordo com as necessidades e com respeito às normas.

Última etapa – No final da reforma da parte interior e exterior da igreja será construído um Campanário. Instalado na esquina da praça Monsenhor Ascânio com a Rua Ilza Irma Moller Coppio, o Campanário é uma torre, onde serão instalados sinos. Na base haverá uma ampla sacristia para utilização nas grandes celebrações, que conta com a presença do clero diocesano.

A previsão é que tudo esteja pronto em 2014. Padre Rinaldo vê toda essas mudanças como momento para união e apoio. “Se Deus quiser, com a união de todos, daremos conta da missão. A Catedral é nossa, e tudo isso é marco em nossa diocese e cidade. Que São Dimas interceda por nós!”.

Campanha – Para ajudar a captar recursos para as obras, Padre Rinaldo já escreveu três livros, vendidos para a comunidade, e realiza festas e campanhas. Graças à generosidade e adesão dos paroquianos, está sendo possível avançar com os projetos. No momento, a paróquia está com a campanha do carnê. Os paroquianos ajudam com R$ 150,00, divididos em três vezes. Mais informações na secretaria da paróquia. Telefone: 12 3322-0543.

projeto_final_catedral