Notícias da Diocese › 04/06/2014

Ordenação Diaconal – Seminarista Alexandre

[box_light]

Louvemos ao Senhor pelas vocações!

A Diocese de São José dos Campos tem a alegria de convidar para a Ordenação Diaconal do seminarista Alexandre Rodolfo Aparecido da Costa.

Data: 28 de junho de 2014
Bispo ordenante: Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Local: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Rua Emidio P. Mesquita, 268 – Jd. das Indústrias – Jacareí)

[/box_light]

alexandreAlexandre Rodolfo Aparecido da Costa

Nascimento: 20 de fevereiro de 1978, em São José dos Campos.
Ingressou no seminário dia 13 de fevereiro de 2006.
Pais: João Venâncio da Costa e Terezinha Madalena Costa.
Irmãs: Maria Regina Moreira e Luciene Cristina da Costa, e sete sobrinhos.

A caminhada do Seminarista Alexandre ao Sacerdócio

Jornal Expressão: Como foi o despertar vocacional?
Alexandre: Quando era adolescente sentia uma vontade de ser padre, mas não correspondia à vontade de Deus, pois pensava que isso não era para mim. Com 20 anos, eu fazia os encontros vocacionais, mas ainda não tinha me decidido a entrar no seminário. E com 28 anos dei a resposta definitiva para Deus. O grande impulso para a resposta vocacional foi o falecimento do padre Wagner (Rodolfo da Silva, assassinado em 2003).

Jornal Expressão: Qual o trabalho que você realizava na sua paróquia de origem?
Alexandre: Minha paróquia de origem é a Nossa Senhora de Fátima, do Altos de Santana, lá ajudava na liturgia, grupo de oração Guerreiros de Jesus e no trabalho da Pastoral de Rua da Capela Nossa Senhora Auxiliadora, no Jd. Telespark.

Jornal Expressão: Em quais as paróquias fez as atividades pastorais como seminarista?
Alexandre: Trabalhei na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Parque Novo Horizonte, SJCampos), Paróquia São José Operário de Jacareí, Paróquia São Francisco de Assis (Jacareí), e de volta a São José, na Catedral de São Dimas e na Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus, onde estou atualmente.

Jornal Expressão: Qual o seu lema diaconal e qual o significado?
Alexandre: Meu lema é “Servir ao Senhor com alegria.” (Sl 99,2). A alegria deve ser a marca do cristão. Com alegria superamos todas as dificuldades e problemas. Servimos um Deus vivo, alegre e isso contagia. Assim como diz a Palavra “a alegria do Senhor é nossa força” (Ne 8, 10).

Jornal Expressão: Deixe uma mensagem pra os jovens que sentem a vontade de dedicar-se a vida sacerdotal ou religiosa.
Alexandre: Não tenham medo de responder ao chamado. Ele chama e nós precisamos responder prontamente. Podem ter certeza que ao longo do caminho Ele dá coragem por meio das pessoas que encontramos ao longo da caminhada vocacional e sempre estão em nossa vida. Ele também fortalece os sinais de alegria. Somos felizes na doação do nosso tempo e do trabalho para a evangelização.