Notícias da Diocese › 11/02/2020

Ordenação Diaconal

“Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros.” (Gl 5, 13)

Os seminaristas Eduardo Ferreira Nunes do Santos e Ricardo de Andrade Leite serão ordenados diáconos transitórios, rumo ao sacerdócio, no dia 21 de fevereiro, às 19h30, na Catedral Diocesana de São Dimas. Dom Cesar Teixeira será o bispo ordenante.

“Terminados os estudos da faculdade de teologia, agora os seminaristas fazem o Ano Pastoral, iniciando com a ordenação diaconal. Rezemos por cada um deles e pela perseverança de nossos seminaristas nas diversas etapas de formação de nossa Diocese”, pede o bispo diocesano.

Nos dias 18, 19 e 20, sempre às 19h30, acontecerá o tríduo preparatório. As paróquias Espírito Santo e São Paulo Apóstolo, receberam familiares e amigos dos seminaristas para as celebrações do primeiro e segundo dia. No terceiro dia do tríduo, as missas serão nas paróquias de origem dos seminaristas. Santa Cecília e São Silvestre acolhem os rapazes e suas famílias.

Conheça mais sobre eles.

Eduardo Ferreira Nunes do Santos

Nascido no dia 21 de março de 1985, Eduardo é filho de Cleuza Ferreira Nunes dos Santos e Luiz Carlos Nunes dos Santos. Tem uma irmã, Elaine Ferreira Nunes dos Santos. Sua paróquia de origem é a Paróquia São Silvestre, em Jacareí.

Entrou para o Seminário em 2004 e também teve uma experiência na vida religiosa com os Salesianos e retornei para a formação na Diocese.

Fez trabalhos pastorais na Paróquia Santuário São Judas Tadeu, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Altos de Santana, Paróquia Santa Rita de Cássia e Paróquia Espírito Santo. Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório será na Paróquia Santo Agostinho.

“Recordo aqui o primeiro retiro que participei no seminário em 2004, cujo pregador era um frei carmelita. Dentre suas reflexões, ele nos dizia para termos os olhos fixos em Cristo. Viver o discipulado de Jesus tem suas dificuldades, incompreensões, às vezes injustiças, até. No entanto, é preciso ter os olhos fixos no Mestre, pois é n’Ele que encontramos forças para perseverarmos e respondermos cada dia ao chamado de Deus à missão. A ordenação diaconal é um momento especial de entrega ao serviço a Deus e à sua Igreja. Sendo assim, conto com as orações e a participação de todos neste momento importante no qual daremos mais um passo de resposta ao chamado que vem de Deus”.

Ricardo de Andrade Leite

Filho de João Leite e Maria Neuza Alves de Andrade (in memoriam), Ricardo tem quatro irmãos: Bruna, Cristina, Matheus e Rodrigo. Nasceu em 14 de setembro de 1978. Sua paróquia de origem é a Paróquia Santa Cecília, em Jacareí. Desde que entrei no seminário, no dia 12 de fevereiro de 2012, fez seus trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Altos de Santana, Paróquia São João Bosco, Paróquia Espírito Santo e Paróquia São Paulo Apóstolo. Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório será na Paróquia Coração de Jesus.

“Quero com alegria convidar todo povo de Deus da Diocese de São José dos Campos para celebrar conosco a Ordenação Diaconal, momento importante na minha vida e do Eduardo.  Pela misericórdia de Deus que fui um dia escolhidos e agora quero retribuir com a oferta da minha vida a Ele, por meio da Igreja. Rezem por nós e para que seja fecundo nosso ministério”.

1 Comentário para “Ordenação Diaconal”

1. Eu e minha família estamos muito felizes e agradecidos à Deus pela caminhada, pelos anos de estudos e por toda dedicação que você Ricardo teve nesses longos anos. Aqui na nossa paróquia NSenhora de Fátima Altos de Santana você deixou grandes amigos, companheiros de fé, afilhada e compadres estaremos sempre unidos em oração por você e sua vocação. Deus lhe abençoe e proteja sempre!! Nosso abraço fraterno e conte sempre conosco. Adriana, Geraldo e família❤