Notícias da Diocese › 16/12/2015

Ordenação Presbiteral de Anderson Ribeiro de Paula

Em dezembro, o Diácono Anderson Ribeiro de Paula, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, será ordenado sacerdote. A ordenação presbiteral será no dia 19 de dezembro de 2015, às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em São José dos Campos-SP.

Ele será ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB. Sua primeira Missa será no dia 20 de dezembro, às 11h, também na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.

“O lema que escolhi para provocar-me durante toda a caminhada e projetos futuros: “É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Será uma alegria compartilhar este momento com todos,” convida diácono Anderson.

Filho do casal José Ribeiro de Paula e Margarida Nogueira de Paula, o Diácono Anderson Ribeiro de Paula, scj nasceu em São Lourenço-MG, porém, desde a tenra infância foi criado em São José dos Campos-SP. Tem 33 anos de idade e é o terceiro dentre oito filhos.

VOCAÇÃO – “Minha vocação foi despertada na experiência comunitária, tanto na vida da família como nos encontros das CEB’s, e sendo amadurecida pelo envolvimento pastoral na comunidade da paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Parque
Industrial, em São José dos Campos), atuava na Catequese, Pastoral Litúrgica, MDJ, Pastoral da Juventude. No ano de 2002 fui convidado para participar do encontro de valores humanos e cristãos, conhecido nacionalmente como EMAÚS, na cidade de Lavras-MG. O objetivo, inicialmente, era trazer o movimento para a nossa paróquia como nova opção pastoral para a juventude. Porém, mesmo atento aos aspectos estruturais do encontro, fui tomado surpreendentemente pela ação de Deus nos sinais que lá vivi e aprofundei (liturgia, testemunhos, Palavra de Deus, confrontos
pessoais e comunitários). Destaco a pessoa do saudoso Pe. Israel Batista, scj, na época diretor espiritual do movimento, que em seu testemunho de vida e vocação provocou-me a conhecer verdadeiramente a pessoa de Jesus Cristo”.

Trajetória formativa – 2004 – Propedêutico (Taubaté-SP); 2005 a 2007 – Filosofia (Brusque-SC); 2008 – Postulantado (Terra Boa-PR); 2009 – Noviciado (Barretos-SP); 1ª profissão religiosa – 15/1/2010; 2010 a 2011 – Tirocínio no Postulantado
São Judas Tadeu (Terra Boa-PR); 2012 – Residência Teológica (1° ano de
Teologia, Taubaté-SP); 2013 até a presente data, Convento Sagrado Coração de Jesus (Conventinho), 4° ano de Teologia (Taubaté-SP).