Orientações para a prevenção da gripe H1N1

Aos Revmos. Srs. Sacerdotes e Diáconos;
Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastorais
e Movimentos, e ao Povo de Deus em Geral.

“…Qualquer ameaça à vida do homem não pode
deixar de repercutir no próprio coração da Igreja… ” (Cf. EVn° 3)

Novamente se faz presente entre nós o vírus “Influenza a H1N1”. Conscientes do nosso papel, colaborando com a sociedade, definimos algumas atitudes em nossas celebrações que visam diminuir o risco de contágio. Cientes de que a aglomeração de pessoas e contatos entre si favorecem a proliferação dessa doença, pedimos o quanto segue:

• Omitir a saudação da Paz;
  • Não proferir o Pai-nosso de mãos dadas;
  • Efetivar a distribuição da Eucaristia nas Celebrações somente sob a espécie de pão e na mão.
  • A comunhão para os doentes deve se revestir de particular atenção, sobretudo se vários forem visitados em sequência.
  • Manter abertos os locais e promover a maior ventilação possível nos ambientes em que acontecem as celebrações e reuniões.

Promovamos todo cuidado que tenha por objetivo resguardar a saúde da população.

São José dos Campos, 10 de maio de 2016.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo da Diocese de São José dos Campos