Notícias da Diocese › 29/06/2017

“Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

A Pastoral Vocacional segue firme com as formações para agentes. No mês de junho eles se encontraram no Auditório da Faculdade Católica para aprofundarem-se acerca dos temas relacionados com a atual realidade dos jovens da nossa Diocese e a forma com que a Pastoral Vocacional, em especial, participaria desta caminhada orientada pela nova diretriz diocesana de evangelização pastoral.

Também foi abordado o novo percurso sinodal que acontecerá ano que vem, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que caminha em continuidade ao tema dos sínodos anteriores que tocavam fortemente no modo de cumprir a missão evangelizadora de Cristo no mundo de hoje, em especial, nas famílias.

A colocação feita pelo Pe. Thiago Domiciano Dias, assessor diocesano para a Pastoral da Juventude, lembrou que “para cada pessoa a vocação ao amor adquire uma forma concreta na vida cotidiana, através de uma série de escolhas que estruturam a condição de vida, como por exemplo, o casamento, o ministério ordenado, a vida consagrada, entre outros”.

Um forte convite foi feito aos presentes para que participem concretamente nos trabalhos que serão desenvolvidos no sínodo de 2018. Para isso, no entanto, foi elaborado um questionário com perguntas sobre a atual realidade dos nossos jovens. Este rol de perguntas será encaminhado a um setor específico de análise que pautará os instrumentos de trabalho do referido sínodo.

Em suma, ficou claro que o percurso traçado pelo próximo sínodo é de reiterar que a Igreja tem o desejo de encontrar, acompanhar e cuidar de cada jovem sem exceção, de modo que não os abandone à solidão ou à exclusão no mundo. Que os jovens não se percam na caminhada de violência, morte, drogas e demais vícios reais ou cibernéticos, para que a desilusão não os aprisione ou os aliene.