Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Belém (PA)

CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 28 de junho, a decisão do papa Francisco em nomear novo bispo titular de “Braba” e auxiliar na arquidiocese de Belém (PA) o padre Antônio de Assis Ribeiro, SDB, atualmente vice-inspetor da inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, no estado de Amazonas.

Nascido em 26 de julho de 1966, na zona rural do município de Capitão do Poço, no nordeste do Estado do Pará. Padre Antônio foi ordenado como sacerdote dia 17 de junho de 1995, em Ourém (PA).  O religioso concluiu licenciatura em filosofia, em 1989, no Centro de Estudos do Comportamento Humano (Cenesch), da arquidiocese de Manaus (AM). De 1991 a 1994 cursou teologia pela na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma (Itália).

Padre Antônio tem experiência de atuação com a Pastoral Juvenil Salesiana e também com crianças e adolescentes, tendo exercido,  em 2005, a função de Conselheiro Municipal da Criança e do Adolescente, em Belém (PA). Em 2003, fundou, em Ananindeua (PA), o Centro Associação Damas Salesianas, organização voltada para a promoção do voluntariado feminino no espírito salesiano.