Papa Francisco nomeia novos bispos auxiliares para Belo Horizonte (MG)

CNBB

Os eleitos: padre Geovane Luíz, de Mariana (MG), e padre Otacílio, de Guarulhos (SP).

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, a decisão do papa Francisco em nomear dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Padre Geovane Luís da Silva, atual pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), foi nomeado bispo titular de Monte de Numidia e auxiliar de Belo Horizonte, assim como padre Otacílio Ferreira de Lacerda, que atualmente é pároco da paróquia Santo Antônio, em Gopoúva, na diocese de Guarulhos (SP), e que será titular de Tulana.

Padre Geovane Luís da Silva

Atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, padre Geovane é natural da mesma cidade, nasceu em 21 de junho de 1971. Cursou filosofia e teologia no Seminário São José, em Mariana (MG), e foi ordenado presbítero no dia 21 de junho de 1997, em Carandaí (MG) cidade onde cresceu e viveu. Padre Geovane também é professor no Seminário, vigário episcopal, membro do Colégio de Consultores e promotor de justiça no processo de Beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida. É mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática. Em sua tese de mestrado – “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental” – fez uma análise do Artigo 59 da Constituição Sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Padre Otacílio Ferreira de Lacerda

Atual pároco da paróquia Santo Antônio, em Gopoúva, na diocese de Guarulhos (SP), padre Otacílio, é natural de Itapiruçu – Palma (MG), nasceu em 17 de novembro de 1960. Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. Em 1996, formou-se também em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Padre Otacílio foi pároco; presidente do projeto missionário Norte 1 e Sul 1; assessor da Pastoral Operária; assessor da Pastoral da Juventude e Setor da Juventude; diretor espiritual dos seminaristas entre 2008 e 2015; superintendente da Cáritas Diocesana e representante dos presbíteros de 2003 a 2010. Atualmente, é membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo da diocese e coordenador diocesano de pastoral.