Notícias da Diocese › 08/05/2017

Paróquia Imaculada de Jacareí passa a contar com plataforma elevatória para pessoas com deficiência

Por Emerson Tersigni | Pascom Imaculada Conceição – Jacareí

A Igreja, localizada na região central de Jacareí, é a primeira Igreja Matriz na Diocese a possuir esta ferramenta de acessibilidade

Atendendo ao pedido do Papa Francisco em sua visita canônica à América do Sul, em julho de 2015, em que alertou os fiéis católicos para a necessidade de lutar pela inclusão em todos os níveis, a Paróquia Imaculada Conceição de Jacareí, desde a solenidade de Domingo de Ramos, conta com uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência. A iniciativa tornou-se realidade após a reforma do presbitério, iniciada em janeiro, somada às obras em uma parte do forro da Igreja.

Com isso, a casa da Mãe Imaculada, cuja construção estima-se entre os anos de 1700 e 1730, passa a fazer parte do grupo de Igrejas Matriz da Diocese de São José dos Campos a possuir ferramentas que contribuem e estimulam a acessibilidade e inclusão dos fiéis nas atividades pastorais e litúrgicas. A reforma, bem como a instalação da plataforma elevatória, é considerada um marco, por se tratar de tal ação em um templo de estilo barroco luso-brasileiro e erguida com mão de obra escrava.

Casal acompanha Santa Missa em piso demarcado para cadeirantes na Igreja Matriz

Dados de agosto de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Além da plataforma elevatória, que permite a locomoção dos cadeirantes nas mais diversas celebrações que ocorrem na comunidade, houve a instalação de corrimão na escada que dá acesso ao presbitério e a criação de uma rampa que liga a nave central ao presbitério com uma área demarcada especialmente para nossos irmãos, possibilitando o posicionamento das cadeiras sem que estes sejam prejudicados visualmente.

Paroquiana há mais de 30 anos, Edith Aparecida Arouca tem uma filha cadeirante, Regina Aparecida Arouca, conhecida como Regininha, e relata a dificuldade com relação à mobilidade. Para Edith, as mudanças em prol da acessibilidade foram fundamentais para a vida da comunidade. “Alguém sempre tinha que ajudar a gente a subir, pelo menos uma ou duas pessoas, eu nunca conseguia sozinha”. E de todas as construções realizadas nos últimos anos, a acessibilidade foi o segmento mais importante a ser contemplado, de acordo com a dona de casa. “Isso prova que com consciência a Igreja antiga pode ser um pouco modificada, para melhor”, conclui.

Quem desejar conferir as modificações realizadas no interior da Paróquia Imaculada Conceição, é só fazer uma visita à Igreja, localizada na Praça Padre Anchieta, 150, centro de Jacareí. A Igreja Matriz celebra a Santa Missa todos os dias às 7h (exceto quinta, quando se celebra às 8h) e 19h, inclusive aos sábados às 7h e 19h, e domingo às 7h, 11h e 19h.

“Quem ganha é a Igreja com acessibilidade e inclusão” – Edith Arouca, mãe de Regininha