Notícias da Diocese › 15/10/2015

Paróquias passam por reformas

Igreja Matriz de Paraibuna

No dia 4 de setembro, em Paraibuna, foiIgreja Matriz de Paraibuna celebrada a Missa em ação de graças pela reforma da Igreja Matriz de Santo Antônio. Uma das Ig
rejas mais antigas da Diocese, o único registro de sua criação é uma anotação no Livro de tombo da paróquia, que registra o surgimento da primeira capela no local, no ano de 1666.

Padre Raimundo Paulo de Siqueira, pároco e padre Dimas Eugênio Barbosa, vigário paroquial celebraram a Missa em ação de Graças, com a presença também do cooperador paroquial, diácono José de Souza Carvalho e grande número de paroquianos.

A Igreja Matriz de Paraibuna tem passado por uma reforma com o intuito de preservar sua beleza, importância para a história da cidade e manter a representação que ela tem em nossa diocese. A reforma também visa a comodidade dos paroquianos.

A preocupação com as cores, estrutura, arquitetura foi e continua sendo muito grande. Tudo o que está sendo realizado conta com o esforço da comunidade eclesial, na questão material, e das orações de todos, um trabalho que envolve amor a Deus e aos filhos de Deus. Foi uma grande celebração e demonstração de Fé, já que todos acreditam que o sonho de manter a casa de Deus em pé para receber os devotos de Santo Antônio está sendo realizado.

Teresa Benedita Aparecida Mayo Alves, paroquiana

A Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim da Granja, em São José dos Campos, avança nas reformas, enriquecendo vários elementos repletos de significado:

Capela do Santíssimo

A Porta da Capela do Santíssimo ganhou a imagem de um pelicano. Ave grande que vive em regiões aquáticas, apresenta relações diretas com o sacrifício de Jesus. Segundo a Lenda do Pelicano Eucarístico, na falta de peixes para alimentar seus filhotes, o pelicano bica o próprio peito oferecendo sua carne e sangue para os filhos. O pelicano é o símbolo do sacrifício e da doação. São Tomás de Aquino (1225-1274) faz referência ao símbolo do pelicano em seu hino “Adoro te devote”: “O pelicano bom a nos inundar com vosso sangue, sangue no qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro”.

Bênção do OstensórioSobre a Iconografia, os anjos significam:  Adoração e serviço que prestam ao Senhor. Diante da cruz eles estão reverentes diante do mistério. Anjo à direita: está com o turíbulo, incensando o Senhor na cruz, oferecendo a Ele oração  e o louvor, que sobem pela fumaça. Este anjo tem a roupa meio avermelhada, significando a redenção do Senhor.

Anjo à esquerda: está com uma lâmpada nas mãos, significando que Deus é luz, e onde está o Senhor não há trevas. Mesmo em  meio ao sofrimento e a escuridão o Senhor sempre é luz.

Este anjo tem a roupa esverdeada. Na iconografia o verde é a cor do Espírito Santo, significando a vida da graça. Este anjo simboliza esta vida da   graça que é o Espírito.

As Letras: Acima estão as inscrições do alfa e do ômega. Jesus é o princípio e o fim de todas as coisas. “Eu Sou o Alfa e o Ômega o Princípio e o Fim, diz o Senhor, o que É, o que Era, e o que Há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1,8).