Notícias da Diocese › 01/10/2015

Pascom diocesana oferece capacitação técnica dos agentes

Fala Pascom reuniu mais de 200 pessoas em dois dias de formação em São José

A Pastoral da Comunicação realizou nos dias 26 e 27 de setembro mais uma edição do Fala Pascom, evento anual de aperfeiçoamento para agentes por meio de palestras e oficinas técnicas em diversas áreas da comunicação. O encontro foi realizado na Faculdade Bilac, em São José dos Campos e começou no sábado (26) com uma palestra sobre liderança com a consultora de negócios Nilza Sales. No dia, aconteceu ainda um bate papo sobre o papel da Pascom e as prioridades diocesanas definidas na última Assembleia de Pastoral, com o coordenador diocesano da Pascom, Marcos Nogueira. No domingo (27), a programação começou com a Missa presidida por Dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Em sua homilia, Dom Darci ressaltou a importância do comprometimento dos comunicadores com o anúncio do Evangelho, e afirmou que o comunicador cristão deve viver aquilo que crê e comunicar aquilo que vive. “Comunicadores, procurem cultivar uma proximidade maior com a Palavra de Deus. […] Não podemos ficar fechados em nós mesmos para bem comunicar. Não devemos falar somente com quem quer nos ouvir. Temos que ter também uma janelinha para que a nossa mensagem chegue de um jeito bom, agradável, aos afastados e aos que nunca estiveram na Igreja”, destacou o presidente.

Novidade lançada durante o Fala Pascom foi a abertura da Escola Diocesana de Design Gráfico, curso da Pascom Diocesana que deve começar em breve.

OFICINAS. Segundo a organização, participaram 228 pessoas de 39 paróquias da Diocese de São José dos Campos e de quatro dioceses, que se dividiram nas 11 oficinas oferecidas com mais de 15 formadores capacitados, profissionais experientes das áreas de publicidade, fotografia, jornalismo e rádio e TV. Todas as oficinas contaram com atividades práticas e conteúdo teórico.

A catequista Helena Soares, 32, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, afirmou que foi uma nova experiência. Ela participou da oficina de Missa com Crianças.  “Saber que o momento do Ato Penitencial, Glória e a animação inicial podem ser trabalhados de forma lúdica é novidade”, disse sobre o aprendizado recebido.

Durante à tarde, os agentes produziram vídeos, fotos, textos jornalísticos, exercícios de teatro e ainda desenvolveram planos e estratégias de comunicação, análise de redes sociais e pesquisas de mercado.  “Os participantes receberam um problema e desenvolveram soluções com projetos de gestão que com certeza poderão ser aproveitados ao final deste encontro. Eles se esforçaram muito e eu gostei do resultado”, destacou a comunicóloga Danielle Rojas, que ministrou a oficina de Gestão da Comunicação.

A oficina de Danielle foi gravada, assim como a Missa presidida por Dom Darci José Nicioli. Os vídeos podem ser vistos no canal PASCOM SJCampos no YouTube. (youtube.com/pascomdiocesanasjc).

Angela Ferreira (Pascom da Paróquia Sagrada Família)
Luciana Estarepravo da Silva (PASCOM da Paróquia N. Sra. de Lourdes)
Elaine Rodrigues (PASCOM da Paróquia Espírito Santo)

Texto produzido durante a oficina de Redação e Jornal do Fala Pascom 2015