Notícias da Diocese › 04/11/2017

Pastoral Carcerária: Estive na prisão e fostes me ver!

A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença venha a exigir. Um dos seus objetivos é acompanhar as pessoas privadas de liberdade em todas as circunstâncias e atender suas necessidades pessoais e familiares

A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONGs locais, nacionais e internacionais.

Na Diocese de São José dos Campos, um grupo de padres realiza um importante trabalho nessa frente pastoral e eles partilharam com o Jornal Expressão suas experiências.

Pe. Alexsandro Brito. Uma partilha da experiência com Deus que edifica o ministério presbiteral quando nos colocamos à disposição de Deus. Ele manifesta o seu amor em nossa vida. Dentro daquilo que vivenciamos a cada visita, o Senhor cada vez mais nos surpreende. A cada momento, temos a certeza da sua presença e a certeza de que Ele pode nos mudar. Claro que isso depende da Sua vontade e da nossa. Realizar esse trabalho, por meio das orações, bênçãos, confissões, atendimentos e orientação espiritual é uma forma de sermos grato a Deus. Acredito que essa experiência vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, inclusive na minha. Tenho a certeza de uma coisa: se chegamos até aqui, creio que iremos ainda muito mais longe. A realidade é certa, estamos à disposição de Deus e a Ele o nosso louvor e por todos a nossa oração.  Que assim seja.

Pe. Djalma Lopes Siqueira. Em minhas experiências de visitas aos encarcerados, tanto no presídio do Putim, como no centro de reintegração feminino, na Rua Humaitá, sempre ecoa no coração as palavras do sermão escatológico de Jesus: “estava na prisão e viestes a mim” (Mt 25,36).
Dói-me ver tantos jovens conduzindo suas vidas por um caminho equivocado pelo mau uso de sua liberdade; além disso, muitos deles também são vítimas de uma infância atribulada por conflitos familiares. Contudo, em outros vemos uma sede, demonstrando um desejo de reorientar suas vidas.
Mas seja como for, independentemente da situação moral dessas pessoas ou da sua atitude frente à proposta pastoral da Igreja, permanece sempre a certeza que o cárcere é um lugar de encontro com Cristo, pois acima de tudo está a Sua palavra e a Sua opção em identificar-se com eles.

Padre José Edward Padoan. Sou membro da Pastoral Carcerária e visito frequentemente o CDP do Putim.

Membros da Pastora Carcerário realizam visitas no CDP de São José dos Campos.

Quando chego lá, vejo Jesus Cristo em cada rosto; eles (os detentos) nos recebem bem e nos dão abertura para fazer nossa evangelização, com orações, louvores, celebração da Santa Missa… E quantas vezes já me vieram dizer “Padre, fiz minha primeira comunhão com o Senhor” ou “Fui seu coroinha”; já encontrei alguns que até já passaram por pastorais e por ocasião da vida, caíram na tentação. Mas temos que olhar com olhos de misericórdia e nunca jugar e sim, evangelizar. Como o próprio Jesus nos disse em Mateus 25, 35-36″eu tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me.”

José Santos (Coordenador Diocesano). Estou na pastoral desde 2006 realizando este maravilhoso trabalho. Vejo como um grande chamado de Deus para minha vida poder colaborar com o Senhor em uma missão tão desafiadora.

Hoje é muito importante esse trabalho de evangelização nos presídios, pois lá é um lugar esquecido, lugar de morte que já não tem mais vida, esperança e nem perspectiva de uma ressocialização para eles (os detentos). É uma realidade desconhecida por muitos, como famílias, sociedade e até autoridades competentes para julgar e avaliar os métodos que estão sendo aplicados. Hoje esses métodos já não são eficazes e não recuperam ninguém. Eles mostram o fracasso de uma população na educação, saúde e nas disciplinas do convívio em comunidade.

1 Comentário para “Pastoral Carcerária: Estive na prisão e fostes me ver!”

1. Maria das Vitórias Andrade de Brito disse:

É isso aí meus irmãos de caminhada. É lá no cárcere que perdemos nossos medos, e nos descobrimos através do outro a nós mesmos, lado a lado convivemos com ensinamentos sobre amor e vida. Missão desafiadora que me faz feliz diante desse mundo louco e excludente em que estamos.