Notícias da Diocese › 05/10/2017

Pastoral da Saúde – 30 anos revelando o amor misericordioso de Deus

A Pastoral da Saúde está comemorando este ano 30 anos de sua implantação em nossa Diocese ocorrida  em 18 de maio de 1987 por Dom Eusébio Oscar Scheid. Durante essa sua caminhada ela teve a presença, a assistência e o apoio de Dom Nelson Westrupp, de Dom Moacir Silva e no momento presente de Dom José Valmor César Teixeira.

A Pastoral da Saúde tem por objetivo continuar a missão de Jesus Cristo dada a sua Igreja, por meio de seus discípulos, de revelar o amor misericordioso de Deus por todos aqueles que sofrem, de modo especial os doentes e suas famílias.

Sua atuação é bastante abrangente. Ela não é uma “pastoral do enfermo”, mas “pastoral da saúde”, ela abrange o seu humano na sua integridade, daí suas várias dimensões: dimensão comunitária visa a conscientização da pessoa como sujeito de sua própria saúde, necessidade, portanto, da prevenção; a dimensão política, reivindicação dos direitos à saúde; dimensão solidária, a presença samaritana junto aqueles que sofrem; dimensão litúrgica, a Igreja-mãe, que vai até àqueles que sofrem e os acolhe em Sua Casa;  a dimensão ecumênica, acolhimento a todos os doentes, sem visar sua crença e religião.

A Pastoral da Saúde atende ao mandato de Jesus Cristo: “Curai os doentes” (Mt 10,8) e também ao apelo de nosso Papa Francisco por uma “Igreja de saída”; os Agentes da Pastoral da Saúde “saem” de suas casas, de si mesmos, para revelar o amor de Jesus Cristo  aos doentes e ver neles o rosto do próprio “Cristo” que sofre. Eles não agem em nome próprio, mas em nome de Jesus Cristo e enviados pela Sua Igreja.

Na sua missão, a Pastoral da Saúde realiza várias atividades a nível paroquial: visitas aos doentes, domiciliar e hospitalar, reuniões, Missa da Saúde, cursos, retiros, etc. A nível diocesano: reuniões mensais da Comissão Diocesana; reuniões bimensais com os Coordenadores Regionais e Paroquiais, Retiro para Coordenadores e Agentes, Missa de aniversário da Pastoral da Saúde, Cursos de Capacitação de Novos Agentes, Cursos de Formação Permanente e Específica, Romaria anual à Aparecida e o Encontro Anual de Agentes, no qual se congrega os agentes de todas as paróquias, para louvar e agradecer a Deus por todas as graças concedidas a todos que atuam nesta Pastoral, aos enfermos e seus familiares e também como testemunho de “unidade” no “serviço pastoral” com toda Diocese.  Este Encontro, neste ano foi realizado na Comunidade Magnificat no dia 08 de agosto de 2017, com a presença de 560 agentes desta Pastoral. Contamos com a presença de Pe. Rogério Felix Machado, Diretor da Faculdade Católica de São José dos Campos, que proferiu a palestra “Antropologia do Sofrimento”, bem objetiva, prática, citando vários testemunhos, transmitindo uma reflexão sobre o sofrimento, tão necessária para os Agentes desta Pastoral.

Agradecemos e louvamos a Deus por todas as Graças concedidas à Pastoral da Saúde nesses seus 30 anos de caminhada, e pedimos “Caminhe conosco Senhor”.

Edison Lopes da Silva
Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde